Entretenimento

Apesar de inclinação, autoridades italianas garantem que Coliseu não irá cair

Filippo Monteforte/AFP
Visitantes do lado de fora do Coliseu, um dos monumentos mais importantes de Roma Imagem: Filippo Monteforte/AFP

Philip Pullella

31/07/2012 16h51

O Coliseu de Roma apresenta ligeira inclinação, mas sua estabilidade não está em risco, disseram autoridades nesta terça-feira (31) ao anunciarem a primeira grande restauração em 73 anos no milenar anfiteatro.

Um jornal italiano noticiou no fim de semana que o Coliseu, famoso por sediar sangrentas lutas entre gladiadores na época do Império Romano, está com seu lado sul cerca de 40 cm abaixo da posição onde se encontra atualmente o lado norte. A imprensa local apelidou o problema de "efeito Torre de Pisa".

Mariarosaria Barbera, superintendente da área arqueológica de Roma, disse em entrevista coletiva que "não há problema com a estabilidade" do Coliseu. "Estamos falando de uma estrutura cujas fundações estão 13 metros afundadas. As construções romanas não só resistem por séculos, resistem por milênios. Estamos monitorando, mas não há um efeito Torre de Pisa."

Ao anunciar as obras de 25 milhões de euros, que começam em dezembro deste ano e vão até 2015, Barbera disse que o projeto foi adiado em três anos devido a problemas burocráticos. A obra abrange a limpeza e restauração de todo o complexo, conhecido na época romana como Anfiteatro Flaviano.

A restauração será feita por etapas, para que o Coliseu não precise fechar. "O monumento é tão grande que não haverá muito inconveniente para os visitantes", disse Barbera.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo