Jornalista que inventou frases atribuídas a Bob Dylan deixa a revista New Yorker
Um jornalista da revista The New Yorker pediu demissão nesta segunda-feira (30) depois de admitir que inventou frases atribuídas ao cantor e compositor Bob Dylan, publicada num livro dele.
Jonah Lehrer, escritor e jornalista especializado em ciência, disse em nota divulgada pela editora Houghton Mifflin Harcourt que mentiu semanas atrás a um jornalista da publicação eletrônica Tablet que questionou a autenticidade das declarações atribuídas a Dylan no livro "Imagine: How Creativity Works" ("imagine: como funciona a criatividade").
O repórter Michael Moynihan começou a investigação porque Lehrer vinha reutilizando as frases em vários blogs da New Yorker.
"As declarações em questão ou não existiram, foram erros não-intencionais de citação, ou representam combinações inadequadas de declarações previamente existentes", disse Lehrer.
Ele também admitiu que mentiu a Moynihan quando disse que as frases haviam sido tiradas de uma entrevista gravada, que estava em um arquivo e teria sido cedida por agentes de Dylan.
"Essa foi uma mentira dita num momento de pânico. Quando o sr. Moynihan deu prosseguimento, continuei a mentir, e disse coisas que não deveria ter dito", afirmou Lehrer.
"As mentiras acabaram agora. Entendo a gravidade da minha posição. Quero pedir desculpas a todos a quem decepcionei, especialmente aos meus editores e leitores."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.