Topo

Busto de Rodin por Claudel roubado é encontrado na França

24/06/2012 15h48

LYON, França, 24 Jun (Reuters) - Um busto de bronze de Auguste Rodin do escultor Camille Claudel foi encontrado em uma loja de antiguidades perto de Lyon, após ter sido roubado 13 anos atrás, levando dois homens à prisão, disse a polícia.

O busto de oito quilos, que é avaliado em aproximadamente 1 milhão de euros (1,25 milhão de dólares), foi descoberto no sábado durante uma investigação policial a uma série de roubos na região.

A relação entre os dois escultores é considerada uma das mais frutíferas artisticamente e um dos casos amorosos mais apaixonados da virada do século.

Rodin e Claudel produziram várias esculturas um do outro.

Um traficante de antiguidades foi flagrado carregando sua van com um objeto suspeito e foi preso no dia 19 de junho em Montbrisson, 60 quilômetros a leste de Lyon.

Descobriu-se que o objeto era o busto de Rodin, que foi roubado em 1999 do museu Gueret, perto de Clermont Ferrand, na região central da França.

A investigação judicial foi aberta pela promotoria pública de Lyon para determinar como os homens conseguiram obter a obra de arte. A polícia não deu detalhes do segundo suspeito que foi detido.

(Reportagem de Catherine Lagrange)