Topo

Entretenimento

Romance da americana Madeline Miller leva importante prêmio inglês de literatura

Neil Hall/Reuters
A escritora norte-americana Madeline Miller posa para fotos segurando seu livro "The Song of Achilles", depois de receber o prêmio Orange de ficção, no Royal Festival Hall, em Londres (30/5/12) Imagem: Neil Hall/Reuters

Paul Casciato

Da Reuters, em Londres

30/05/2012 18h14Atualizada em 30/05/2012 20h09

A escritora norte-americana Madeline Miller recebeu nesta quarta-feira (30) o prêmio Orange de ficção por seu romance de estreia, "The Song of Achilles", uma história de amor e amizade.

Na trama, o jovem príncipe exilado Patroclus estabelece com o herói Aquiles uma amizade que logo dá lugar a algo mais profundo. Quando chega a notícia de que Helena de Esparta foi sequestrada, Patroclus viaja com Aquiles para Troia, sem imaginar o que lhe aguarda.

"Esse é um vencedor mais do que digno - original, apaixonado, inventivo e animador", disse em nota Joanna Trollipe, presidente da comissão do prêmio. "Homero teria orgulho dela."

O prêmio Orange de ficção foi criado em 1996, e dá anualmente um cheque de 30 mil libras (47 mil dólares) à autora de um romance em inglês.

Entre as ganhadoras anteriores estão Tea Obreht, por "A Mulher do Tigre" (2011), Zadie Smith, por "Sobre a Beleza" (2006), e Lionel Shriver por "Precisamos Falar Sobre o Kevin" (2005), transformado em filme estrelado por Tilda Swinton.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento