Topo

Rainha Elizabeth comemora 60 anos no poder ao lado de multidões

25/05/2012 12h58

Por Mike Collett-White e Michael Holden

LONDRES, 25 Mai (Reuters) - A rainha Elizabeth vai comemorar 60 anos no trono britânico no próximo mês, juntamente com grandes multidões esperadas em um concerto no Palácio de Buckingham, uma grande procissão pelas ruas de Londres e uma frota de 1.000 embarcações ao longo do rio Tâmisa.

O Jubileu de Diamante vem pouco mais de um ano após o casamento real do príncipe William, neto da rainha, com Kate Middleton, em uma espetacular exibição de pompa e ostentação que tem impulsionado a popularidade da monarquia no país e no exterior.

Enquanto a atenção da mídia internacional tem se concentrado nos jovens Duque e Duquesa de Cambridge desde o seu casamento, no início de junho é a rainha que será o centro das atenções ao se tornar a segunda monarca britânica a chegar nesse marco.

A rainha Victoria também celebrou 60 anos no poder em 1897, embora o vasto Império Britânico que ela reinou naquele tempo praticamente desapareceu e a realeza se tornou uma instituição em grande parte simbólica, com poucos poderes reais.

A rainha tem menos de quatro anos para se tornar a monarca britânica com mais tempo no poder, mas ela ainda está atrás do rei da Tailândia Bhumibol Adulyadej como monarca mais antigo em serviço.

Apesar de sua idade, cortesãos e muitos comentaristas acreditam que a rainha de 86 anos continua a ser uma figura importante na Grã-Bretanha e além, um símbolo de estabilidade e de serviço que ganhou peso adicional durante tempos econômicos precários.

Uma pesquisa publicada no jornal britânico The Guardian nesta sexta-feira mostrou que o apoio público à rainha estava em nível recorde de alta, apesar do momento econômico difícil e do crescente cinismo com os políticos depois de uma série de escândalos no alto escalão.

A pesquisa mostrou que 69 por cento dos consultados considerou que a Grã-Bretanha estaria pior sem a monarquia, e 22 por cento acham que estaria melhor -a maior margem entre as duas opiniões desde que a pesquisa foi feita pela primeira vez em 1997.

"Historicamente, as pessoas se voltam para símbolos de certeza, probidade e solidez em tempos de crise", disse Robert Hardman, autor de uma biografia recente da monarca chamada "Nossa Rainha" e um escritor do jornal Daily Mail.

"As pessoas sentem que ela passou por todos os tipos de crises, além da Segunda Guerra Mundial, e ela é confiável."

Os membros da família real vêm comemorando o jubileu durante todo o ano com visitas nacionais e internacionais, mas o clímax das celebrações é um evento de quatro dias de 2 a 5 de junho.

No sábado, a rainha se entrega à sua paixão por cavalos com uma visita ao Empsom Derby.

O domingo foi chamado de "Grande Almoço do Jubileu", encorajando milhares de britânicos a sair às ruas e compartilhar uma refeição com os vizinhos e amigos.

Também no domingo, o evento mais espetacular ocorre no rio Tâmisa. Até 1.000 embarcações de todo o mundo se reunirão para acompanhar a rainha e seu marido na Barcaça Real em um passeio ao longo do rio, acompanhados por uma multidão animada com bandeiras, que deve superar um milhão.

Paul McCartney e Elton John estão entre os artistas que devem se apresentar em um concerto pop no Palácio de Buckingham na segunda-feira, quando uma rede de 2.012 faróis também será iluminada em toda a Grã-Bretanha e a comunidade da maioria de ex-colônias britânicas.