Estados Unidos devolve tela de 474 anos a herdeiros de proprietário judeu
Uma tela de 474 anos confiscada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial foi devolvida na quarta-feira, após 15 anos de negociações, aos herdeiros do seu antigo proprietário, um judeu italiano.
A tela "Cristo Carregando a Cruz Arrastado por um Patife", pintada por volta de 1538 pelo artista italiano Girolamo de Romani, foi um dos 70 itens da coleção de Frederico Gentili di Giuseppe a serem roubados pelos nazistas durante a ocupação da França.
Di Giuseppe, um judeu italiano radicado em Paris, morreu em 1940, de causas naturais, um mês antes da invasão nazista na França. Na ocasião, seus filhos e netos já haviam fugido do país.
A coleção foi vendida em 1941 pelo governo nazista francês de Vichy. Em 1997, os netos de Di Giuseppe abriram um processo para recuperar as obras.
A pintura era uma das mais de 50 peças emprestadas pela Pinacoteca di Brera, em Milão, ao Museu Mary Brogan de Arte e Ciência, em Tallahassee (Flórida). Ela estava desde novembro sob proteção do governo dos EUA.
"Setenta anos é muito tempo, mas (a devolução) mostra que nunca é tarde para corrigir um erro", disse Susan McCormick, agente do Departamento de Segurança Doméstica dos EUA, responsável pela entrega.
(Por Michael Peltier)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.