Topo

J.K. Rowling prepara enciclopédia de Harry Potter

A escritora britânica e criadora da série "Harry Potter", que lançará seu primeiro livro para adultos este ano - Suzanne Plunkett/Reuters
A escritora britânica e criadora da série "Harry Potter", que lançará seu primeiro livro para adultos este ano Imagem: Suzanne Plunkett/Reuters

Mike Collett-White

16/04/2012 12h57

A escritora J.K. Rowling está trabalhando em uma enciclopédia sobre Harry Potter e vai doar seus ganhos para caridade, disse ela em seu site.

Quatro anos atrás, a escritora britânica conseguiu impedir judicialmente os planos de uma editora independente dos Estados Unidos de lançar um livro de referência sobre o mundo do menino bruxo fictício, dizendo que se tratava de um "roubo" de seu trabalho.

Em seu site, Rowling abordou a questão de uma enciclopédia sobre Harry Potter na seção de "perguntas mais frequentes e rumores".

"Por muito tempo eu venho prometendo uma enciclopédia do mundo de Harry, e comecei a trabalhar nisso agora", disse a escritora de 46 anos, cujos anúncios relacionados a Harry Potter são acompanhados de perto por milhões de fãs. "Parte disso forma o novo conteúdo em Pottermore."

O Pottermore, um site gratuito que permite aos visitantes navegar nas histórias e descobrir novos conteúdos que não estão nos livros originais, é um dos vários subprodutos de Harry Potter criados após a conclusão da série de sete livros.

Mais de 400 milhões de cópias já foram vendidas em todo o mundo e a saga gerou uma franquia de oito filmes de sucesso, que ajudaram a transformar Rowling na autora mais bem sucedida do mundo.

"Provavelmente será um trabalho demorado, mas quando terminar vou doar todos os royalties para a caridade", acrescentou Rowling.

Ela mais uma vez abordou a questão mais calorosa para os obstinados seguidores de Potter e seus amigos na Escola Hogwarts de Magia e Bruxaria: haverá outra história de Harry Potter?

"Eu sempre me recusei a dizer 'nunca' a esta pergunta, porque eu acho que seria tolice descartar algo que talvez eu queira fazer daqui a alguns anos", escreveu.

"Entretanto, não tenho planos imediatos de escrever outro romance de Harry Potter, e acho que conclui a história de Harry nos sete livros publicados."

No início deste mês, Rowling anunciou o título de seu primeiro livro para adultos, "The Casual Vacancy", que começará a ser vendido em 27 de setembro.