Topo

Livro de oração judaico do século 15 irá a leilão em Paris

Em Nova York

13/04/2012 09h56Atualizada em 13/04/2012 12h50

Um raro livro judaico de orações do século 15, escrito em hebraico e avaliado em até 800 mil dólares, será exibido na semana que vem em Nova York, num prelúdio do leilão marcado pela Christie's para o mês que vem em Paris.

O livro de 400 páginas com iluminuras, chamado "mahzor", provavelmente foi feito em Florença e é considerado um dos mais belos e raros do gênero. Ele nunca havia sido exposto publicamente.

Ricamente ilustrado com motivos renascentistas e encadernado em couro, o livro traz orações e bênçãos diárias para datas festivas como Pessach, Rosh Hashanah, Yom Kippur e Sukkoth.

"Foi lindamente escrito e ricamente decorado com iluminuras de estilos variados", disse Kay Sutton, diretora de manuscritos medievais e renascentistas do departamento internacional de livros da Christie's.

O frontispício é atribuído ao célebre artista florentino Giovanni di Giuliano Boccardi, e acredita-se que seja o único manuscrito hebraico no qual ele trabalhou. Outras decorações foram feitas por um artista judaico.

"A outra coisa bastante excepcional é que ele continua sendo um objeto muito intacto e uno, numa encadernação que deve ter recebido no começo do século 16, que era o brasão de armas do seu proprietário judaico", explicou Sutton em entrevista.

Ela disse que obras desse tipo raramente são vendidas abertamente no mercado. "Um dos aspectos fascinantes desses manuscritos é que eles funcionam também como testamento da história judaica e da diáspora", acrescentou.

(Reportagem de Patricia Reaney)