Topo

Novo livro alerta para risco de anarquia no Paquistão

22/03/2012 20h44

NOVA YORK, 22 Mar (Reuters) - O respeitado jornalista e escritor paquistanês Ahmed Rashid lançou nesta semana nos EUA um novo livro no qual alerta para o risco de anarquia no seu país natal, e sugere soluções para a restauração das boas relações entre Washington e Islamabad, além de defender uma negociação com o Taliban como forma de permitir uma saída honrosa para os norte-americanos no Afeganistão.

Rashid, frequentemente convidado às mesas dos líderes mundiais para dar conselhos, faz uma avaliação sombria da região em "Pakistan On The Brink: The Future of America, Pakistan, and Afghanistan" ("Paquistão à beira do abismo: o futuro da América, do Paquistão e do Afeganistão"), seu quinto livro.

O premiado jornalista radicado em Lahore diz que o Paquistão parece estar à beira de um colapso, e que Washington e Islamabad têm culpa pela atual crise nas relações bilaterais, por causa de uma série de incidentes desestabilizadores - como a operação militar dos EUA que resultou na morte de Osama bin Laden em território paquistanês, no ano passado.

Rashid argumenta que o governo do Paquistão depende demais da ajuda norte-americana, tem uma política complexa, não controla os militares e os serviços de inteligência e não consegue proteger minorias e impor sua autoridade sobre regiões controladas pelo Taliban e por outros grupos militantes.

"O Paquistão tem todo o potencial para se tornar um Estado falido", disse Rashid, de 63 anos, numa entrevista. "Eu sinto bastante que a falta de controle estatal, de autoridade estatal, vai significar uma crescente anarquia em muitas partes diferentes do país", afirmou o autor, que já recebeu várias ameaças de morte e foi considerado pela revista Foreign Policy como um dos cem principais pensadores globais.

(Reportagem de Christine Kearney)