Topo

Site reúne lados "cientista", "sonhador" e "amante" de Einstein

19/03/2012 18h52

Por Ari Rabinovitch

JERUSALÉM, 19 Mar (Reuters) - Numa velocidade que ele mal poderia imaginar, documentos privados e pensamentos íntimos de Albert Einstein em breve estarão chegando à Internet -o que inclui devaneios políticos, cartas secretas à sua amante e um rabisco da célebre fórmula "E=mc2".

Passados 57 anos da morte do físico ganhador do Nobel, uma universidade israelense que o teve como cofundador disponibiliza a partir de segunda-feira pela Internet cerca de 80 mil documentos que Einstein legou à instituição em testamento.

A Universidade Hebraica de Jerusalém diz que ainda irá ampliar o site http://alberteinstein.info, com o objetivo de no futuro digitalizar todo o arquivo do cientista.

Um dos itens de maior destaque é o raríssimo manuscrito da equação proposta por Einstein na sua Teoria da Relatividade Especial (1905), E=mc2 (ou seja, a energia é igual à massa vezes a velocidade da luz ao quadrado).

Mas igualmente curioso é o lote com duas dúzias de cartas, previamente publicadas, que Einstein escreveu para aquela que seria a sua segunda mulher -numa época, porém, em que ele ainda estava casado em primeiras núpcias.

Outro documento curioso é a idealista proposta de 1930 para a criação de um "conselho secreto" entre judeus e árabes para levar a paz ao Oriente Médio.

No momento, estão disponíveis apenas alguns documentos anteriores a 1923, quando Einstein tinha 44 anos. O site contém a digitalização dos textos originais, escritos em alemão, com notas e traduções em inglês.

Hanoch Gutfreund, chefe da comissão que supervisiona o arquivo, disse que o site "vai ser não só algo para satisfazer a curiosidade dos curiosos, mas será também uma grande ferramenta de educação e pesquisa para acadêmicos".

Ele admitiu que, no caso de alguns itens muito pessoais, os arquivistas debateram a conveniência de divulgá-los. Isso inclui as 24 cartas de amor que o cientista escreveu à sua prima Elsa, com quem ele teve um romance de vários anos até finalmente se divorciar da primeira esposa, Mileva Maric. Albert e Elsa Einstein se casariam em 1919.

"Se você deixa um tempo suficiente transcorrer, então é 'kosher'", disse Gutfreund, usando um termo religioso judaico para indicar que algo é adequado ao consumo.

O site ainda não inclui -mas está exposta na universidade- a carta em alemão que Einstein remeteu ao jornal árabe Falastin, propondo a criação de um "conselho secreto" para contribuir com o fim do conflito entre árabes e judeus na Palestina, então um protetorado britânico.

Einstein propunha um comitê com oito judeus e árabes -um médico, um jurista, um sindicalista e um clérigo de cada lado-, que fariam reuniões semanais. "Embora esse 'Conselho Secreto' não tenha autoridade fixada, ele irá afinal levar a um Estado em que as diferenças serão gradualmente eliminadas", escreveu Einstein. "Essa representação irá se erguer por sobre a política da época."

O cientista, que trocou a Alemanha nazista pelos EUA, foi um tradicional apoiador da comunidade judaica na Palestina. Mas ele às vezes demonstrava certa ambiguidade com relação ao Estado de Israel, instituído durante a guerra de 1948. Em 1952, ele rejeitou uma oferta para se tornar presidente do país, um cargo protocolar.