Topo

Rainha Elizabeth 2ª inicia viagem do jubileu de diamante

08/03/2012 10h48

Por Michael Holden

LONDRES, 8 Mar (Reuters) - Agitando bandeiras, britânicos saíram às ruas nesta quinta-feira para o início da viagem de quatro meses pela Grã-Bretanha com a qual Elizabeth 2ª celebrará os seus 60 anos de reinado, passando por Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte.

O percurso começa em Leicester, na região central da Inglaterra, de onde a monarca de 85 anos visita uma universidade, a catedral e o centro da cidade, na companhia do seu consorte, o príncipe Philip, e da esposa do seu neto William, a duquesa Catherine.

"A excitação e a ansiedade sentidas no nosso campus desde que essa visita foi anunciada é uma medida do grande afeto que nossos estudantes e funcionários têm pela rainha", disse o vice-reitor da Universidade De Montfort, Dominic Shellard.

O reinado de Elizabeth 2ª começou em 6 de fevereiro de 1952. O auge das celebrações acontecerá ao longo de quatro dias em junho, quando haverá uma procissão fluvial com mil barcos no trecho londrino do rio Tâmisa e um concerto no Palácio de Buckingham.

Em 2002, milhões de britânicos foram às ruas para o cinquentenário do reinado, e os organizadores esperam uma reação semelhante no próximo verão boreal.

Outros membros da família real estão participando de uma jornada global por países da Commonwealth e por terras onde Elizabeth 2ª é a chefe de Estado. O príncipe Harry, neto da rainha, está atualmente no Caribe.

Mas nem tudo é festa. O grupo Republic, contrário à monarquia, prometeu realizar protestos durante as celebrações do jubileu.

Em 50 anos de reinado, a rainha passou por muitas crises políticas e familiares, mas a popularidade da realeza foi recentemente recuperada graças à beleza e carisma do casal Kate e William, que é o segundo na linha de sucessão, depois do pai dele, o príncipe Charles.

"Enquanto as areias da cultura se mexem e a maré da política sobe e desce, sua majestade tem sido uma âncora permanente, preparando a Grã-Bretanha contra tempestades, firmando-nos na certeza", disse o primeiro-ministro britânico, David Cameron, na quarta-feira ao Parlamento.

"O diamante é um epíteto apropriado para esse jubileu. Há 60 anos, sua majestade tem sido um ponto de luz na nossa vida nacional -brilhante, duradoura e resistente", acrescentou ele num "humilde pronunciamento" em nome de todos os parlamentares. "Por isso, ela tem o respeito da Casa e o duradouro afeto de todo o seu povo.".

Parlamentares de todos os partidos se juntaram às efusões de elogios, salientando todos os aspectos da vida da rainha: seu profissionalismo, sua dedicação ao dever público e até sua aparência.

"Para a minha geração, a memória eterna da nossa rainha é sua deslumbrante beleza quando ela ascendeu ao trono", disse "sir" Peter Tapsell, que aos 82 anos é o mais velho membro da Câmara dos Comuns. "Não há nada mais inspirador no mundo todo do que uma mulher bonita."