Museu espanhol encontra cópia da Mona Lisa
MADRI, 1o Fev (Reuters) - O Museu do Prado encontrou em seus arquivos uma cópia da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, que acredita-se ter sido pintada ao mesmo tempo que o retrato original no ateliê do artista italiano, segundo uma publicação artística.
A revelação foi feita por uma especialista do museu espanhol em um seminário na Galeria Nacional de Londres há duas semanas, e foi divulgado pela primeira vez na revista The Art Newspaper.
A pinacoteca de Madri confirmou somente que apresentaria a obra no fim de fevereiro, já que ainda está em restauração.
Segundo a revista, o quadro teria sido feito por um pupilo de Leonardo da Vinci ao mesmo tempo em que o mestre pintava sua obra mais famosa, entre 1503 e 1506, mas ficou relegada nos depósitos do Prado por se pensar que era mais uma cópia do famoso retrato exposto no Museu do Louvre.
Análises de raios-x permitiram comprovar que sob um verniz escuro na obra - praticamente do mesmo tamanho que a Mona Lisa autêntica - havia um fundo paisagístico da Toscana parecido ao do quadro original.
Está previsto que o quadro, cuja autenticidade foi comprovada pelo Prado e o Louvre, viaje a Paris, onde ficará exposto temporariamente junto com a obra original.
(Por Inmaculada Sanz)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.