Criador do sucesso da TV "Soul Train", Don Cornelius se suicida
1 Fev (Reuters) - O criador do sucesso da TV norte-americana "Soul Train", Don Cornelius, morreu aos 75 anos nesta quarta-feira ao disparar um tiro na cabeça, informou a polícia de Los Angeles.
Policiais encontraram o corpo dele após atenderem a um chamado denunciando um tiroteio na casa de Cornelius em Los Angeles, de acordo com a polícia.
"A morte foi reportada como um suicídio, um tiro disparado por ele na cabeça", disse o legista de Los Angeles Ed Winter.
Cornelius foi levado a um hospital local, onde foi declarado morto, disse o porta-voz da polícia de Los Angeles Kevin Maiberger. A polícia está investigando o caso, afirmou ele.
Cornelius lançou o programa "Soul Train" em 1970 como um programa local de dança de Chicago. O espetáculo tornou-se uma franquia de sucesso nacional, abrindo espaço para músicos e dançarinos negros e ajudando a expandir o apelo da soul music.
Cornelius, nascido em Chicago, atuou como apresentador do programa, que permaneceu no ar até 2006. Ele vendeu a franquia "Soul Train" em 2008.
"Ele levou a dança e a soul music para o mundo de uma forma que nunca tinha sido mostrada e foi uma mudança cultural global", disse o reverendo Al Sharpton, ativista da causa negra e amigo de longa data de Cornelius, em comunicado.
O produtor musical Quincy Jones disse que está "profundamente triste" com a morte repentina de seu amigo e parceiro de negócios.
"Antes da MTV existiu o 'Soul Train', que será o maior legado de Don Cornelius", disse. "Suas contribuições para a televisão, a música e a nossa cultura jamais serão igualadas."
(Reportagem de Lauren Keiper)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.