Alemanha devolve relíquias antigas ao Iraque
BAGDÁ, 30 Jan (Reuters) - Um jarro de ouro de 6,5 mil anos, a parte de um machado de batalha e uma pedra proveniente de um palácio assírio estão entre as 45 relíquias devolvidas ao Iraque pela Alemanha nesta segunda-feira.
Os três objetos estão entre os milhares de itens roubados dos museus e sítios arqueológicos iraquianos no período que se seguiu à invasão liderada pelos Estados Unidos que derrubou Saddam Hussein, em 2003.
O minúsculo jarro de ouro, datado de 2.500 a.C., a ponta do machado de bronze, tabuletas de argila contendo escrita cuneiforme, um amuleto de metal e outros artefatos foram apreendidos pela polícia alemã em leilões públicos e devolvidos às autoridades iraquianas em uma cerimônia no Ministério das Relações Exteriores.
Alexander Schonfelder, vice-chefe da missão diplomática alemã no Iraque, disse que a lei alemã determina que qualquer artefato levado do Iraque após 1990 deve ser devolvido.
"Isso significa que o governo alemão tem o direito de confiscá-los e é isso o que fizemos, e os devolvemos ao Iraque", afirmou Schonfelder.
Acredita-se que cerca de 15 mil artefatos tenham sido roubados do Museu Nacional Iraquiano e outros milhares dos sítios arqueológicos depois do início da guerra de 2003.
(Por Aseel Kami)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.