Entretenimento

Fotógrafa Eve Arnold morre aos 99 em Londres

AP Photo/PA, David Cheskin
A fotógrafa Eve Arnold Imagem: AP Photo/PA, David Cheskin

Christine Kearney

05/01/2012 20h31

NOVA YORK - A pioneira fotógrafa norte-americana Eve Arnold, especializada em retratos e ensaios jornalísticos - e especialmente famosa pelos flagrantes intimistas da vida de Marilyn Monroe-, morreu aos 99 anos, enquanto dormia, numa casa de repouso em Londres, anunciou nesta quinta-feira (5) a agência fotográfica Magnum, da qual ela foi integrante.

Eve ficou famosa ao retratar personagens variados fossem eles ricos e famosos, ou pobres e anônimos. Seus retratos reveladores e intimistas de Marilyn, feitos ao longo de mais de dez anos, lhes deram prestígio, assim como as fotos que fez da rainha Elizabeth 2ª, de Jacqueline Kennedy e de Malcolm X.

Mas a fotógrafa, nascida em Filadélfia, também se interessava por quem não estava em evidência. Seu primeiro ensaio documentava desfiles de moda da década de 1950 no então segregado bairro nova-iorquino do Harlem.

Em 1962, ela se mudou para Londres, onde trabalharia em publicações como o Sunday Times. Ela registrou a vida no mundo árabe entre o final dos anos 1960 e começo dos 70, e no final dessa década se tornaria um dos primeiros ocidentais a documentar a China.

"Eu fui pobre e quis documentar a pobreza; eu havia perdido um filho e fiquei obcecada com o nascimento; estava interessada em política, e queria saber como ela afetava as nossas vidas; sou mulher e quis saber sobre as mulheres", disse Eve certa vez, segundo seu livro "The Unretouched Woman", de 1976.

Sua obra foi objeto de inúmeras exposições, e ela recebeu vários prêmios, inclusive um pelo conjunto da obra dado pela Sociedade Americana de Fotógrafos de Revistas. Arnold publicou mais de 15 monografias, inclusive o livro "In Retrospect", de 1997.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo