Topo

Cuidado compradores: joias de Liz Taylor levam anos a dar lucro

20/12/2011 13h59

Por Jill Serjeant

LOS ANGELES (Reuters) - Se já houve uma venda que pedia um cartaz de "comprador, tenha cuidado", essa foi o leilão na semana passada de joias, vestidos e arte de Elizabeth Taylor, em que um único item bateu mais de 400 vezes a estimativa de especialistas.

Mas para os compradores que pagaram em conjunto 157 milhões de dólares para ter itens que eram da atriz e lenda de Hollywood e que, talvez agora, estejam sofrendo de um caso grave de remorso de comprador, os especialistas sugerem que relaxem.

Em alguns casos o investimento pode levar anos para se pagar, mas no final eles devem dar lucro.

"A imagem de Elizabeth Taylor, sua vida, seus maridos, as pessoas com quem interagiu fazem parte do folclore de Hollywood", disse a advogada nova-iorquina Judith Breler, autora de "Art Law: A Guide for Collectors, Investors, Dealers and Artists".

"Eu realmente acho que ela vai resistir e que esse será um investimento muito bom. E, além disso, você ainda pode usar (os itens). Não se pode fazer isso com ações", disse.

A casa de leilões Christie's terminou o leilão que durou uma semana no sábado passado. O item mais barato - um dos poucos que foi vendido dentro das estimativas - foi um traje de duas peças de Emilio Pucci, vendido a 563 dólares.

O mais caro foi um colar de pérolas, diamantes e rubis por 11,8 milhões de dólares, cujo preço havia sido estimado entre 2 e 3 milhões de dólares.

As pedras preciosas de Elizabeth Taylor somaram 137 milhões do total de vendas, e a Christie's havia estimado o preço levando em conta apenas o valor das joias, e não o "Fator Liz", a adoração dos fãs, a carreira da atriz em Hollywood e sua vida entre ricos e poderosos.

Para muitos especialistas em memorabilia de celebridades, os altos preços não foram surpresa em um mercado aquecido. Eles dizem que Elizabeth Taylor, que morreu em março aos 79 anos, vai alcançar ícones como Marilyn Monroe, John Lennon e Jacqueline Kennedy nos próximos anos.

Mesmo preços astronômicos - um anel de diamante de 33,19 carats que ela ganhou do marido Richard Burton, vendido por 8,8 milhões de dólares - provavelmente subirão ainda mais. Só podem levar alguns anos para que isso aconteça.

PACIÊNCIA É UMA VIRTUDE

O leiloeiro de celebridades Darren Julien disse que o mercado da cultura pop está muito forte agora, principalmente com colecionadores da China e Japão que compram para investir.

Em junho, o lendário "vestido do metrô" de Marilyn Monroe foi vendido por 4,6 milhões de dólares, enquanto o vestido preto e branco usado por Audrey Hepburn no filme "My Fair Lady" foi vendido por 4,4 milhões de dólares.

Julien disse que sapatos de Marilyn vendidos por 3.000 dólares em 1999 conseguiram 35.000 dólares quando sua empresa os vendeu oito anos depois.

"Acho que com Elizabeth Taylor acontecerá a mesma coisa. Mas você tem que ser paciente. Não dá para vendê-los com lucro em um ou dois anos. Precisa esperar pelo menos cinco a dez anos", disse Julien.