Topo

Hollywood terá novo parque temático inspirado em Harry Potter

07/12/2011 14h39

LOS ANGELES (Reuters) - Harry Potter vai mais uma vez para Hollywood. Desta vez, na forma de um novo parque temático sediado em uma área do Universal Studios, que terá um castelo de Hogwarts como atração principal, montanhas-russas e outros brinquedos.

A NBCUniversal e o estúdio Warner Bros divulgaram na terça-feira o projeto do "The Wizarding World of Harry Potter", que será construído no local do Universal Studios Hollywood, com atrações similares ao parque temático aberto em junho de 2010 no resort da Universal em Orlando, na Flórida.

O novo parque temático poderá levar entre três e quatro anos para ser construído e provavelmente custará várias centenas de milhões de dólares, mas criará mais de mil empregos e deverá incrementar o turismo na área de Los Angeles, afirmaram as autoridades.

As duas empresas - a Universal dirige os parques temáticos e a Warner Bros. é detentora dos direitos dos filmes da franquia "Harry Potter" - disseram também que o "Wizarding World" da Flórida será ampliado.

Durante o anúncio, as autoridades afirmaram que o parque de Hollywood será construído em torno de um enorme castelo de Hogwarts e contará com montanhas-russas e outras atrações inspiradas nas aventuras do famoso garoto mágico britânico e de seus amigos que usam a magia para combater o mal.

A escritora da série de livros sobre Harry Potter, J.K. Rowling, vendeu cerca de 450 milhões de livros no mundo inteiro e os oito filmes produzidos pelos estúdios da Warner Bros. arrecadaram mais de 7,7 bilhões de dólares nas bilheterias do planeta, transformando o filme na franquia mais lucrativa da história.

Com a montanha-russa "Dragon's Challenge" e um modelo em tamanho real do trem expresso para Hogwarts, o parque "Wizarding World" em Orlando de 20 alqueires se tornou um enorme sucesso. Ele atraiu mais de 7 milhões de visitantes em seu primeiro ano e aumentou a receita do parque temático da NBCUniversal em 33 por cento, chegando a 1,5 bilhão de dólares nos primeiros nove meses de 2011, de acordo com os resultados da companhia.

Os executivos não disseram quantos dos brinquedos da Flórida também iriam para o parque de Hollywood nem afirmaram quais novos brinquedos estão planejando. Mas disseram que a nova atração será criada com o mesmo compromisso do da Flórida de ser fiel aos livros e aos filmes.

(Reportagem de Jill Serjeant)