Entretenimento

Escritor chileno Nicanor Parra ganha Prêmio Cervantes

EFE/Mario Ruiz
Poeta chileno Nicanor Parra aos 97 anos recebe o prêmio Cervantes em Santiago, no Chile (1/12/2011) Imagem: EFE/Mario Ruiz

01/12/2011 16h22

MADRI (Reuters) - O escritor chileno Nicanor Parra recebeu nesta quinta-feira o Prêmio Cervantes, o mais importante da literatura espanhola.

Parra, nascido em San Fabián de Alico, no Chile, em 1914, é poeta, contista e ensaísta, considerado o criador da denominada antipoesia, que envolveu a introdução da linguagem cotidiana na poesia tradicional, como se pode ver em "Poemas y antipoemas", de 1954.

"(Parra) tem uma trajetória muito ampla, toda uma vida dedicada à poesia", disse a jornalistas, depois do anúncio, a presidente do júri, Margarita Salas, da Real Academia Espanhola.

Licenciado em Ciências Exatas e Físicas pela Universidade do Chile, Parra começou a escrever poesia muito jovem e publicou seu primeiro título em 1937, chamado "Cancionero sin nombre".

Em 1969 e 1981 recebeu o Prêmio Nacional de Literatura do Chile e também obteve o Prêmio Internacional Juan Rulfo. É membro da Academia Chilena da Língua.

A concessão do prêmio a um escritor hispano-americano cumpre, assim, a norma não escrita segundo a qual intercalam as entregas entre autores espanhóis e ibero-americanos.

No ano passado, a vencedora do prestigioso prêmio, de 125 mil euros, foi a escritora espanhola Ana María Matute.

(Reportagem de Teresa Larraz Mora)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo