Topo

Cotada para 3o Oscar, Meryl Streep diz que prêmio ainda importa

01/12/2011 17h46

LONDRES (Reuters) - Ela já foi indicada ao Oscar 16 vezes, um recorde, e ganhou duas. Mesmo assim, Meryl Streep diz que ainda cobiça a estatueta dourada.

Faz mais de três décadas que a atriz, de 62 anos, concorreu pela primeira vez, disputando o Oscar de coadjuvante por "O Franco Atirador." No ano seguinte, ganharia nessa categoria por "Kramer vs. Kramer", e em 1982 levaria o prêmio de melhor atriz por "A Escolha de Sofia."

Desde então, ela já voltou em 12 ocasiões, e sempre saiu de mãos vazias. Agora, volta a ser apontada como favorita, como a protagonista de "A Dama de Ferro", interpretando a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher.

Nesta quinta-feira, questionada numa entrevista à rádio BBC sobre se ainda se importa com o Oscar, ela respondeu: "Infelizmente, ele ainda importa. Ele é excitante demais, é mesmo. Lembro da primeira vez que eu fui, e (Laurence) Olivier estava lá, e eu estava ao lado de Gregory Peck, e Bette Davis estava atrás de mim. Ou seja, faz muitos anos que vou nesse negócio, mas ele ainda é o que há."

Ela descreveu "A Dama de Ferro" - no qual interpreta Thatcher no auge do seu poder e depois como uma anciã desmemoriada - como um '(Rei) Lear' para meninas." "Diz respeito ao fim de jogo e a como o poder diminui, como abrimos mão das coisas, e essa é a parte que realmente me interessa."

(Reportagem de Mike Collett-White)