Entretenimento

Desenho antigo "perdido" da Disney é descoberto no Reino Unido

28/11/2011 14h11

Por Mike Collett-White

LONDRES (Reuters) - Um desenho perdido de Walt Disney, cuja criação é anterior ao Mickey Mouse, foi descoberto em um arquivo de filmes britânicos e será oferecido em leilão em Los Angeles, em 14 de dezembro.

"Hungry Hobos" foi um dos 26 episódios que traziam "Oswald, o Coelho Sortudo", um personagem criado por Disney e pelo cartunista Ub Iwerks em 1927 para a Universal Studios.

A primeira produção com Oswald, amplamente considerado um protótipo para o famoso Mickey Mouse, foi rejeitada pelo estúdio de Hollywood, mas a segunda, "Troubles Trolley", deu o pontapé inicial a uma série bem sucedida.

Robert Dewar, diretor comercial da Huntley Film Archives, uma das maiores bibliotecas independentes de filme da Grã-Bretanha, disse que ele e seus colegas encontraram a única cópia remanescente de Hungry Hobos durante uma catalogação de rotina no início deste ano.

"Nós temos mais filmes do que você pode imaginar", disse ele à Reuters, acrescentando que apenas cerca de 40.000 do arquivo de 80.000 filmes estão totalmente contabilizados.

"Nós achamos que este (Hungry Hobos) parecia um pouco suspeito."

Amanda Huntley, que trabalha no arquivo, acrescentou que quando o filme foi verificado, "nós não conseguíamos acreditar nos nossos olhos. Para um arquivo, encontrar uma obra-prima perdida é incrível - você simplesmente não acha que isso vai acontecer com você."

Dewar disse que o arquivo pretende usar o dinheiro arrecadado com a venda para ajudar a preservar a sua biblioteca.

Os leiloeiros esperam que o filme de 5 minutos e 21 segundos seja arrematado por 30 a 40 mil dólares.

O personagem de Oswald apareceu em várias formas ao longo dos anos, mas a importância de Hungry Hobos é de que ele faz parte da primeira série associada diretamente com Disney.

De acordo com Dewar, somando-se a importância do filme está o fato de que ele foi ao ar em 14 de maio de 1928, um dia antes da primeira exibição experimental de Mickey Mouse. É um dos vários episódios da série original, que ainda acredita-se estar perdida.

Em 1928, Disney pediu a Universal mais dinheiro, mas seu pedido foi rejeitado, provocando a decisão de se separar do estúdio.

Iwerks foi junto com Walt Disney e eles desenvolveram a criação mais famosa, Mickey Mouse, uma versão de Oswald.

"Oswald é um proto-Mickey", disse Dewar. "Se você vê-lo, você vê o mesmo formato da cabeça, as orelhas, os maneirismos."

Ele acrescentou que a Walt Disney Co., a empresa de entretenimento global, estava ciente da descoberta.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo