Topo

Conto de Woolrich desaparecido em 1938 volta a ser publicado

11/11/2011 17h57

LONDRES (Reuters) - Um conto do autor policial Cornell Woolrich, mais conhecido por ter tido trabalhos adaptados para o cinema, como "Janela Indiscreta", voltou a ser publicado nesta semana, pela primeira vez em 73 anos.

O conto "Never Kick a Dick" ("nunca chute um tira", sendo "dick" uma antiga gíria para designar um detetive) havia sido publicado pela última vez em 1938, na revista "Double Detective".

Andrew Gulli, editor-gerente da revista The Strand, especializada em histórias policiais, reeditou a história de Woolrich depois de ser procurado pelo espólio do autor.

"É um enorme mistério", disse ele quando questionado sobre o longo período do conto na obscuridade. "Os contos de Woolrich já foram colocados em antologias milhares de vezes."

Segundo ele, não se trata de um trabalho menor de Woolrich. "É uma história de boa qualidade, com fortes elementos do noir."

Com cerca de 9.000 palavras, o conto se passa numa cobertura de Miami e conta a história da disputa entre os bandidos Tricks Bernstein e Big Boy Barnes, da qual o detetive Driscoll se aproveita.

Woolrich, que esteve mais ativo na década de 1940, costumava usar vários pseudônimos. "It Had to Be Murder", que inspirou "Janela Indiscreta", filme dirigido por Alfred Hitchcock, saiu em 1942 com crédito para William Irish. (Por Mike Collett-White)