Topo

Carla Bruni dá à luz uma menina, informa mídia francesa

19/10/2011 18h32

PARIS (Reuters) - A primeira-dama francesa, Carla Bruni, deu à luz uma menina nesta quarta-feira, informou a mídia francesa, seu primeiro filho com o marido, o presidente Nicolas Sarkozy, e o primeiro bebê nascido de um casal presidencial francês durante um mandato.

A rádio Europe 1 e o canal BFM afirmaram que Carla deu à luz por volta de 20h (16h em Brasília) após ser internada mais cedo nesta quarta-feira na maternidade La Muette, no centro de Paris.

O gabinete presidencial e a maternidade não confirmaram imediatamente a notícia.

Sarkozy voltava a Paris depois de uma breve viagem a Frankfurt, na Alemanha, para conversar com a chanceler alemã, Angela Merkel, e autoridades da União Europeia sobre o esforço franco-alemão para montar um plano para conter a crise da dívida na zona do euro.

Ele havia ido à maternidade La Muette à tarde.

A França está na expectativa do nascimento há semanas, o que poderá dar à imagem de Sarkozy um impulso bem-vindo pouco mais de seis meses antes de uma eleição presidencial. Pesquisas de opinião mostram que ele poderá perder para o candidato socialista, François Hollande.

A popularidade de Sarkozy está parada em pouco mais de 30 por cento há meses, apesar de sua liderança em questões como a crise da Líbia, com muitos franceses irritados com a crise econômica e ressentidos com um estilo de liderança que muitos veem como impulsivo e impetuoso.

Uma pesquisa de opinião da CSA publicada nesta quarta-feira, a primeira desde que Hollande foi escolhido no fim de semana como candidato da esquerda para as eleições presidenciais de abril próximo, mostrou que ele poderá vencer Sarkozy por 62 por cento a 38 por cento se os dois se enfrentarem em um segundo turno.

A pesquisa deu a Hollande 35 por cento de apoio no primeiro turno da eleição, em 25 de abril, contra 25 por cento de Sarkozy.

Uma pesquisa separada da Harris Interactive mostrou que Sarkozy ainda era o candidato mais bem colocado para concorrer pelo partido UMP, apoiado por 47 por cento dos entrevistados em uma suposta primária contra 19 por cento do chanceler Alain Juppé e 12 por cento do primeiro-ministro François Fillon.

O nascimento de sua filha coincide com uma das semanas mais importantes da Presidência de Sarkozy, de quatro anos, enquanto ele trabalha para chegar a um plano com a Alemanha para conter a crise da dívida da zona do euro antes de um prazo autoimposto, domingo.

Pesquisadores dizem que, assim como sua gestão da crise do euro, a imagem que Sarkozy projetará aos eleitores nos próximos meses será crucial para as perspectivas de sua reeleição em abril.

Muitos na França acham que seu namoro com Carla, um cantora, compositora e ex-modelo, aconteceu muito rápido após seu divórcio da segunda esposa, Cecilia, mas Sarkozy manteve o silêncio sobre a gravidez de Carla.

A cobertura da mídia tem sido incessante, uma novidade na França, onde a vida privada de um presidente é normalmente mantida em sigilo.

Sarkozy tem três filhos de seus dois casamentos anteriores, enquanto a italiana Carla tem um filho de um relacionamento anterior.

(Por Morade Azzouz, com reportagem adicional de Catherine Bremer)