Topo

Em meio a polêmica, Julian Barnes é favorito a prêmio Man Booker

O escritor britânico Julian Barnes em entrevista em Nova York (30/01/2006)     - AP
O escritor britânico Julian Barnes em entrevista em Nova York (30/01/2006) Imagem: AP

Mike Collett-White

De Londres

17/10/2011 13h02

O escritor inglês Julian Barnes, quatro vezes indicado ao prêmio Man Booker de ficção, mas que já chamou a premiação e um "bingo chique", é visto como favorito para recebê-lo na terça-feira por seu romance "The Sense of an Ending".

O prêmio entregue anualmente a um escritor de língua inglesa de países da Comunidade Britânica, Irlanda ou Zimbábue é um dos grandes eventos do calendário editorial, assinalando um aumento importante de publicidade e vendas para os autores finalistas e as obras premiadas.

Ele também representa uma oportunidade para os leitores britânicos exprimirem suas queixas sobre os escritores indicados ou não e questionarem a capacidade dos jurados de escolherem o vencedor mais indicado.

Essas críticas vêm sendo especialmente fortes este ano, levando a presidente do júri, Stella Rimington, a contra-atacar, desancando os críticos que acusaram o prêmio de populismo e lançaram um prêmio rival, o Prêmio de Literatura.

O júri do novo prêmio, cujo porta-voz é o agente literário Andrew Kidd, disse em comunicado que o Booker "hoje prioriza a noção de 'legibilidade', em detrimento do mérito artístico".

Leo Robson, crítico da revista New Statesman, escreveu recentemente: "Se as coisas continuarem como estão, não é difícil imaginar um tempo em que o Man Booker será visto não como maneira de celebrar romances, mas de vendê-los, apenas".

Stella Rimington, ex-chefe de espionagem britânica que passou a escrever romances, fez uma defesa acirrada dos jurados deste ano em entrevista que concedeu recentemente ao jornal The Guardian.

"Como uma pessoa interessada na crítica literária, acho patética a maneira como supostos críticos literários andam insultando meus jurados e a mim", disse ela ao jornal.

"Eles vivem em um mundinho tão insular que não suportam que alguém o invada."

Ion Trewin, administrador do Prêmio Man Booker, deu sua opinião sobre a polêmica em artigo publicado na segunda-feira no Daily Telegraph.

Ele disse que quem receber o prêmio cobiçado, a ser entregue em um jantar de gala em Londres na terça-feira, terá passado "o mais severo dos exames críticos."

Se o vencedor do Booker for Julian Barnes, como estão prevendo as casas de apostas, a reação do escritor talvez seja ambígua.

Um prêmio Man Booker vem acompanhado de um cheque de 50 mil libras (79 mil dólares), muita atenção da mídia e, o que talvez seja mais importante, aumentos importantes nas vendas.

Mas Barnes já criticou o prêmio no passado, comparando-o a um "bingo chique" e criticando os jurados por ficarem "inflados com sua celebridade passageira".