Topo

Elizabeth Taylor é lembrada por amigos de Hollywood

17/10/2011 15h36

(Reuters) - Centenas de amigos e familiares de Elizabeth Taylor se reuniram no domingo na sede de um estúdio de cinema de Hollywood para um memorial em homenagem à atriz, que morreu este ano, aos 79 anos de idade.

Com apresentação de Colin Farrell, a cerimônia teve cerca de 400 convidados, incluindo Michael Caine, Elton John e os filhos de Taylor, que festejaram a atriz no estúdio da Warner Brothers em Burbank, nos arredores de Los Angeles.

Michael Wilding, filho de Taylor com o ator Michael Wilding disse: "Minha mãe foi uma mulher extraordinária, cuja vida tocou muitas pessoas, a maioria das quais nunca vamos conhecer."

"Nossa família inteira tem enorme orgulho de suas realizações e sabe que tê-la em nossas vidas foi uma experiência singular e especial."

Taylor morreu em março, de falência cardíaca congestiva, e foi sepultada no dia seguinte, com um funeral reservado e pequeno.

No domingo, vários oradores recordaram sua beleza extraordinária e também seu humor. Mike Nichols, que dirigiu a atriz em uma das duas performances que lhe valeram Oscar, apareceu em uma homenagem gravada em vídeo.

Outros falaram da carreira de Taylor depois de Hollywood, tanto como empresária com uma linha de perfumes de sucesso quanto como defensora ferrenha do combate à Aids, doença que matou um grande amigo de toda a vida dela, o ator Rock Hudson.

Até sua morte, Elizabeth Taylor comandava a Fundação Aids Elizabeth Taylor. Vários ativistas anti-Aids estavam presentes também, e foram exibidos clipes sobre os esforços da atriz como lobista.

Alguns objetos da grande coleção de joias, vestidos e obras de arte de Taylor serão leiloados em Nova York em dezembro.

(Reportagem de Chris Michaud)