Começa em San Sebastián Festival de Cinema "muito espanhol"
Por Arantza Goyoaga
BILBAO (Reuters) - A 59a edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, que começa na sexta-feira, aposta este ano no cinema espanhol.
Será possível ver até 15 filmes locais entre 16 e 24 de setembro no evento anual que reúne o melhor do cinema mundial. O festival será inaugurado com "Intruders," do diretor Juan Carlos Fresnadillo.
A presença da atriz Glenn Close, que vai receber o prêmio Donostia, dará a nota de glamour a esta edição.
"Será um festival muito espanhol porque, embora haja uma oferta muito heterogênea, destaca, sobretudo, a presença do cinema de casa," disse à Reuters o diretor da competição, José Luis Rebordinos.
"No habrá paz para los malvados," um thriller de Enrique Urbuzi; "Los Pasos Dobles," o novo filme de Isaki Lacuesta; e "La voz dormida," de Benito Zambrano, são os três filmes espanhóis selecionados para disputar a Concha de Ouro.
Além disso, o cinema espanhol tem uma presença destacada na seção Zabaltegi com filmes como "Extraterrestre," de Nacho Vigalondo; "Madrid 1987," de David Trueba, ou a história dirigida por alunos da Escola de Cinema de Catalunha "Puzzled Love."
Mas nem tudo será espanhol, haverá a apresentação de grandes diretores do panorama internacional.
Durante o festival serão exibidos os últimos trabalhos de Terence Davies, Hirokazu Kore-Eda, Arturo Ripstein, Wang Xiaoshuai, Sarah Polley e Julie Delpy, que disputarão a Concha de Ouro e os troféus de prata para melhor diretor, melhor atriz e melhor ator.
Clive Owen e Carice Houten, que serão os primeiros convidados a andar no tapete vermelho na sexta-feira, são os protagonistas, junto com Daniel Brühl e Pilar López de Ayala, do thriller "Intruders," que abre a seção Oficial, embora não dispute o prêmio principal.
Pelo tapete abarrotado de flashes e de fãs passarão também atrizes emblemáticas como Catherine Deneuve e Anuk Aimeé, musas do diretor Jacques Demy e presentes em San Sebastián na homenagem que o festival fará ao cineasta francês, a quem dedica uma retrospectiva completa.
Michael Fassbender, recentemente premiado em Veneza, e Steve McQueen, respectivamente protagonista e diretor do filme "Shame," apresentarão sua obra na seção Zabaltegi-Perlas.
A noite de abertura, apresentada pelas atrizes Barbara Goenaga e Marta Etura, será especial pela incorporação de várias telas gigantes que permitirão ver os comentários que os fãs de cinema que não puderam assistir à cerimônia farão através do Facebook e Twitter.
O momento mais esperado será o domingo, com a chegada de Glenn Close a San Sebastián. Além de receber um prêmio pelo conjunto de sua carreira, a protagonista de "Ligações Perigosas" apresentará seu último filme, "Alberts Nobbs," do qual é produtora, roteirista e protagonista.
Rebordinos destacou também "a importante presença do cinema latino-americano," que pode ser vista na seção Horizontes Latinos e que inclui 13 filmes de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Uruguai.
$INS01; Line LNY Insave:- TI line name (Map report)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.