Topo

Website do Daily Mail é o mais popular entre jornais europeus

18/08/2011 17h45

LONDRES (Reuters) - O website do diário britânico Daily Mail foi o mais popular entre os europeus em junho, tendo atraído 17,2 milhões de leitores, ou 1 em cada 10 dos que visitaram as páginas online de jornais, informou nesta quinta-feira a empresa de análise da Web comScore.

O Mail Online, segundo mais popular website de jornal no mundo, só perdendo para o do New York Times, superou o site do Guardian, que teve 13,5 milhões de leitores na Europa, e o alemão Bild.de, de propriedade da Axel Springer, com 9,9 milhões.

No total, 167 milhões de leitores visitaram jornais online na Europa, um aumento de 11 por cento sobre junho de 2010.

À medida que cresce a leitura digital, as vendas de jornais em papel declinam na maioria dos mercados. Na Grã-Bretanha, a circulação média ficou 4 por cento menor nos primeiros seis meses de 2011 do que no mesmo período de 2010, de acordo com a empresa ABC, que acompanha as vendas.

Alguns jornais, liderados pelo Times de Londres, da News Corp, começaram a cobrar por acessos, em uma tentativa de os tornar mais lucrativos.

O New York Times introduziu uma assinatura pela qual os leitores podem ler uma certa quantidade de material gratuitamente. Após esse limite, são cobrados conforme o número de acessos. Seus sites associados ao NYT tiveram 44,3 milhões de acessos em junho.

O Mail Online e o website do Guardian são gratuitos. O Mail Online atraiu anúncios para as páginas com notícias sobre celebridades: suas vendas cresceram 59 por cento no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já o Guardian tem aumentado as receitas online, mas teve uma perda operacional no ano passado.

(Reportagem de Georgina Prodhan)