Topo

Prisão de "vampiro" nos EUA provoca debate sobre a cultura pop

18/08/2011 13h21

Por Deborah Quinn Hensel

HOUSTON, EUA (Reuters) - A prisão de um americano que invadiu a casa de uma mulher e tentou sugar o sangue dela, no final de semana, provocou debates sobre o impacto de livros e filmes de vampiros na cultura jovem dos Estados Unidos.

Embora ainda não tenha sido provado que a cultura pop desempenhou um papel no ataque, Lyle Monroe Bensley, de 19 anos, espera na cadeia uma avaliação psiquiátrica pelas acusações de arrombamento da residência, em Galveston, Texas.

Encontrado rosnando e silvando em um estacionamento, e usando apenas cueca samba-canção, Bensley alegou ser um vampiro de 500 anos de idade que precisava se "alimentar", disse o capitão da polícia de Galveston, Jeff Heyse.

Vampiros são um tema central na literatura desde o romance "Drácula", de Bram Stoker, em 1897. Mas a fascinação por esses seres, principalmente entre os jovens, aumentou nos últimos anos com a popularidade dos livros da saga "Crepúsculo" sobre vampiros adolescentes, e o seriado "True Blood", da TV.

"Eu acho que o vampiro é uma metáfora para o estranho e o predador em todos nós", disse a escritora Anne Rice, cuja série Crônicas Vampirescas captura a imaginação dos fãs do terror desde os anos 1970.

Bensley está sendo mantido na prisão do condado de Galveston e só poderá sair com pagamento de fiança de 40 mil dólares, por ter invadido uma casa com a intenção de cometer um crime.

A vítima, que morava perto de Bensley mas não o conhecia, escapou incólume do ataque, disse Heyse.

Thomas Garza, que ministra um curso sobre a lenda dos vampiros na Universidade do Texas, disse que jovens podem aspirar a ser vampiros porque esses seres trapaceiam a morte e conseguem permanecer bonitos, poderosos e jovens pela eternidade.

O vampiro moderno na cultura popular é mais atraente, suave e mais na moda do que os vampiros eslavos do Velho Mundo, o que aumentou seu apelo, acrescentou.

"Eu diria que foi a saga de Crepúsculo em particular que fez os fãs adolescentes se assumirem. Nesta relação, Edward é um vampiro muito "seguro", um tipo de "vampiro" para iniciantes", disse Garza.