Topo

Ex-namorada brasileira processa Soros por apartamento prometido

11/08/2011 16h07

Por Jonathan Stempel

NOVA YORK (Reuters) - O bilionário octogenário George Soros foi processado em 10 milhões de dólares por uma ex-atriz brasileira que disse que ele não cumpriu a promessa de dar a ela um apartamento caro na região do Upper East Side, em Manhattan.

Adriana Ferreyr, de 28 anos, disse que Soros prometeu por duas vezes durante os cinco anos que eles ficaram juntos comprar apartamentos para ela, mas nunca cumpriu, aponta o processo aberto na quarta-feira na Suprema Corte Estadual de Nova York, em Manhattan.

Ferreyr afirma que ela e Soros, que completa 81 anos na sexta-feira e está entre os investidores mais admirados do mundo, estavam namorando há mais de três quando ele prometeu, em 1 de janeiro de 2010, comprar um apartamento avaliado em quase 2 milhões de dólares a apenas duas quadras da casa dele.

O casal se separou dois meses depois e logo se reconciliou, mas Soros disse a ela enquanto estavam na cama, em agosto de 2010, que ele havia dado o apartamento a uma nova namorada, segundo o processo.

Eles acabaram discutindo e Soros deu um tapa no rosto de Ferreyr, tentou sufocá-la e jogou um abajur que se quebrou no chão, alega o processo.

Ainda assim, o casal reacendeu o romance e Soros disse a ela durante uma viagem de férias em St. Barts que ele a daria um apartamento, mas novamente não cumpriu a promessa.

Ferreyr abriu processo de danos por fraude, sofrimento de estresse emocional, agressão e outras alegações.

William Zabel, advogado de Soros, considerou o processo frívolo e sem mérito e disse que ele tentará fazer com que seja dispensado.

"O Sr. Soros chegou a ter um relacionamento vaivém não-exclusivo com a Sra. Ferreyr", disse Zabel em comunicado. "A reclamação proposta é recheada de falsas acusações e é obviamente uma tentativa de extrair dinheiro de meu cliente, que é conhecido por ser um homem muito rico."

Zabel afirmou ainda que a polícia investigou o incidente de agosto de 2010 e não viu nenhuma agressão. "George Soros não bateu, sufocou ou jogou um abajur nela", disse.

Nem Ferreyr, que atualmente estuda economia na Universidade de Columbia, nem o advogado dela responderam imediatamente aos pedidos por comentários.

Em março, a revista Forbes avaliou a fortuna de Soros em 14,5 bilhões de dólares. No mês passado, ele decidiu devolver quase 1 bilhão de dólares de investidores de fora em seu fundo de hedge Quantum de 26 bilhões de dólares e optar por gerenciar recursos apenas para ele e sua família.