Camisetas com mensagem escondida enganam neonazistas alemães
BERLIM (Reuters Life!) - O público de um show nacionalista de direita na Alemanha foi surpreendido ao descobrir que as camisetas que eles receberam como lembrança do festival tinham uma mensagem secreta anti-extrema direita que só aparecia depois de ser lavada.
O slogan das camisetas inicialmente aparecia como "rebeldes linha dura", com uma caveira e bandeiras nacionalistas. Mas uma vez lavadas, as frases se transformavam em uma mensagem de um grupo oferecendo ajuda aos extremistas de direita que querem se distanciar do cenário neonazista.
"Se sua camiseta pode fazer, você também pode fazer -- ajudaremos você a se afastar do extremismo de direita", diz o slogan nas camisetas depois da primeira lavagem.
As camisetas foram entregues pelos organizadores a 250 pessoas no show "Rock for Germany", em Gera, após serem entregues como doações anônimas. Ela foram fornecidas pelo EXIT, grupo que ajuda as pessoas a se dissociarem de movimentos de extrema direita.
O organizador do festival, Gordon Richter, do partido de extrema direita NPD, disse que a pegadinha foi um desperdício de dinheiro.
"É meio patético que qualquer um gaste dinheiro para fazer algo assim", disse Richter à Reuters. No entanto, ele disse que muitos que receberam as camisetas disfarçadas acharam a idéia criativa.
Bernd Wagner, fundador do EXIT, disse que as camisetas tinham como objetivo alcançar o principal grupo alvo: extremistas de direita que estão considerando deixar o movimento.
"Queríamos conscientizar as pessoas sobre nosso programa, especialmente entre os jovens e os menos comprometidos", disse Wagner.
(Reportagem de Kalina Oroschakoff)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.