Topo

Astros da música fazem campanha contra fome na África

09/08/2011 18h02

NOVA YORK (Reuters) - Foi lançada na terça-feira nas redes sociais uma campanha contra a fome no nordeste da África, protagonizada por alguns dos maiores astros da música e embalada por uma canção de Bob Marley.

Mais de 150 artistas -- incluindo Lady Gaga, U2, Justin Bieber, Jay-Z, The Rolling Stones e Paul McCartney -- estão usando o Facebook e o Twitter para conclamar seus fãs a doarem dinheiro para ajudar as numerosas famílias que passam fome na região.

A campanha, intitulada "I'm Gonna Be Your Friend" (Serei seu amigo), pode ser vista no endereço www.imgonnabeyourfriend.com. Ela mostra um clipe da canção "High Tide or Low Tide", gravada em 1973 por Bob Marley & The Wailers, junto com imagens de crianças desnutridas. A direção do clipe ficou a cargo do premiado cineasta Kevin Macdonald.

Cerca de 12 milhões de pessoas estão ameaçadas pela fome no chamado Chifre da África, sendo 3,6 milhões na Somália, segundo a ONU.

A campanha pretende alcançar 1 bilhão de pessoas, contando com a ajuda de parceiros como Universal Music Group, Yahoo, Facebook, AOL, MSN, YouTube e Twitter.

Doações e downloads de "High Tide or Low Tide" ao custo de 1,29 dólar serão entregues à ONG Save the Children, que fez um apelo para levar água, comida e remédios às vítimas da fome.

Outros participantes incluem Sting, David Beckham, Eminem, Rihanna, Annie Lennox, Bruno Mars, Madonna, Ricky Martin e Lily Allen.

(Reportagem de Christine Kearney)