Topo

Apresentador de programa policial na TV receberá Emmy honorário

09/08/2011 18h59

LOS ANGELES (Reuters) - O apresentador do programa policial de TV "America's Most Wanted" John Walsh, que ajudou a polícia a prender 1.500 fugitivos e localizar 50 crianças desaparecidas desde 1988, vai receber um prêmio honorário dos organizadores do Emmy.

A Academia de Artes e Ciências Televisivas informou nesta terça-feira que vai entregar um prêmio especial a Walsh pelo impacto positivo para a sociedade realizado por ele através da TV.

"John Walsh dedicou sua vida ao benefício da sociedade, e ao fazer isso ele usou a televisão de uma forma inventiva e extraordinária", disse o chefe da academia, John Shaffner, em comunicado. "Sua contribuição para a sociedade vai bem além de apenas apresentar um programa de sucesso na TV, mas é um exemplo de como a televisão pode ser usada para entregar uma mensagem importante."

Walsh ficou famoso internacionalmente como um combatente ao crime e defensor de vítimas depois que seu filho de seis anos Adam foi sequestrado por um homem perto de sua casa, em Hollywood, Flórida, em 27 de julho de 1981, e foi encontrado morto duas semanas depois.

O caso ficou sem solução durante 27 anos, até que em 2008 a polícia disse que o homem era um matador em série que morreu na prisão e que assumiu a autoria de centenas de assassinatos.

A tragédia pessoal de Walsh foi responsável pela criação do Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas em 1984, depois que o então presidente dos EUA, Ronald Reagen, assinou o "Ato de Assistência para Crianças Desaparecidas".

Seu trabalho no "America's Most Wanted", que exibe casos policiais de criminosos foragidos, ajudou na aprovação de leis de proteção a crianças. O apresentador já foi considerado o "Homem do Ano" pelo FBI e pelo Departamento de Estado dos EUA.

Walsh vai receber o Emmy especial durante a entrega dos Creative Emmy, em Los Angeles, em 10 de setembro.

(Reportagem de Jason Kandel)