Cultura das celebridades impulsiona comércio de cabelo humano
Por Lorraine Turner
LONDRES (Reuters Life!) - O desejo crescente de ter as longas e brilhantes madeixas das celebridades alimenta um comércio multimilionário de cabelo humano em todo o mundo, com um aumento da demanda dos alongamentos capilares no ano passado, de acordo com o site de e-commerce Alibaba.com.
As buscas por extensões de cabelo humano na Grã-Bretanha saltaram 160 por cento nos 12 meses que terminaram em junho, com os salões de beleza observando um aumento no número de mulheres que buscam imitar o cabelo de estrelas como a ex-jurada de "X Factor" Cheryl Cole e da cantora Nicole Scherzinger, do Pussycat Dolls.
"Houve um salto enorme nos cabelos. A cultura das celebridades tornou as extensões de cabelo mais populares e todo mundo quer cabelo da Índia", disse Linda Kozlowski, chefe de Desenvolvimento Comercial e Marketing Internacional do Alibaba.com.
"Com cerca de 65 milhões de libras (105,9 milhões de dólares) gastos em tipos diversos de extensões de cabelo todos os anos, não é surpresa que as pequenas e médias empresas britânicas do setor de beleza estejam buscando capitalizar nesse mercado crescente", afirmou.
Mais da metade das buscas foi por cabelo brasileiro e 29 por cento por cabelo indiano, que é usado há décadas na produção de perucas, de acordo com um site indiano de exportação de cabelo humano.
A Grã-Bretanha foi o terceiro país que mais comprou cabelo humano no mundo, atrás dos EUA e da China no mesmo período, disse a Alibaba.com, unidade do Grupo Alibaba, da China.
"Isso se deve a coisas como Facebook e Twitter, tablóides e revistas. As mulheres querem ser mais e mais glamourosas, como resultado dessa grande cultura de celebridades", disse Lucinda Ellery, que fornece extensões de cabelo a uma série de celebridades há 25 anos.
O cabelo -- ou a falta dele -- também é uma questão para as celebridades do sexo masculino. O jogador de futebol inglês Wayne Rooney, do Manchester United, recentemente postou uma foto dele para seus seguidores no Twitter depois de se submeter a uma operação de transplante capilar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.