Topo

Na reforma do teatro Bolshoi, falta só o polimento

22/07/2011 17h52

Por Nastassia Astrasheuskaya

MOSCOU (Reuters Life!) - A contagem regressiva para a reabertura do teatro moscovita Bolshoi, em outubro, já começou, e os responsáveis pela obra disseram na sexta-feira que está quase tudo pronto.

O palco principal do Bolshoi fechou em 2005, após décadas sendo negligenciado, e quando estava prestes a desmoronar. A reabertura estava programada para 2008, mas houve vários atrasos, além de um escândalo de desvio de verbas.

Agora, o teatro de ópera e balé, com suas oito colunas cor de creme, já tem data oficial para ser reinaugurado com pompa e circunstância pelo presidente Dmitry Medvedev: 28 de outubro.

"Agora que 99 por cento da reforma está concluída, só falta o polimento", disse Mikhail Sidorov, diretor de comunicações da Summa Capital, que comandou a obra de 1 bilhão de dólares.

Depois de sobreviver a três incêndios, um bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial e a um exaustivo uso pelos líderes soviéticos, o teatro precisava urgentemente ser restaurado. O prédio original foi construído em 1776, mas os artesãos e operários vêm trabalhando em tempo integral para deixá-lo como era no seu apogeu, no século 19.

(Reportagem de Nastassia Astrasheuskaya)