Topo

Magia de "Harry Potter" se mostra poderosa nas bilheterias

15/07/2011 17h19

Por Lisa Richwine

LOS ANGELES (Reuters) - O filme de aventura final de Harry Potter começou bem nas bilheterias mundiais, quebrando um recorde para sessões da meia-noite nos EUA e Canadá com arrecadação de 43,5 milhões de dólares, antecipando um fim de semana de estreia com valores astronômicos.

Internacionalmente, "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" vendeu até agora 82,5 milhões de dólares em ingressos desde quarta-feira, quando o filme estreou em dezenas de países, anunciou a distribuidora Warner Bros. na sexta-feira.

As sessões de meia-noite nos cinemas norte-americanos e o total acumulado fora dos EUA em dois dias garantem a "Relíquias - Parte 2" um total de 126 milhões de dólares em todo o mundo, até agora. O lançamento amplo do filme nos EUA e Canadá começa nesta sexta.

Observadores de bilheterias prevêem que as vendas nos EUA e Canadá nos três dias do fim de semana cheguem a entre 125 e 150 milhões de dólares, mas, diante do recorde obtido nas sessões da meia-noite, essa estimativa pode estar abaixo do potencial máximo do filme.

Se ficar dentro da previsão, o filme já seria a maior estreia de qualquer longa da série "Harry Potter" e indicaria a possibilidade de o filme ter o maior fim de semana de abertura na história.

O recorde até agora é de "Batman - O Cavaleiro das Trevas", de 2008, que rendeu 158,4 milhões de dólares em seus três dias iniciais.

"Relíquias da Morte - Parte 2" é o oitavo e derradeiro filme da franquia "Harry Potter" e o primeiro a ser lançado em 3D. Está sendo exibido também em cinemas com tela IMAX de formato grande e vendeu o recorde de 2 milhões de dólares em ingressos para uma estreia de meia-noite em telas IMAX, segundo a Warner Bros., que faz parte da Time Warner.

Desde que a série começou, dez anos atrás, os sete filmes anteriores a "Relíquias - Parte 2" já geraram mais de 6,4 bilhões de dólares em vendas de ingressos, além de outros bilhões graças a DVDs e artigos relacionados. Os filmes são baseados nos livros da autora britânica J.K. Rowling.

A expectativa é que os fãs leais da série, ansiosos por despedir-se dela, lotem os cinemas para assistir à conclusão da batalha entre o bem e o mal em um mundo fantástico de bruxaria. Espectadores, alguns usando fantasias inspiradas em "Potter", fizeram filas nos cinemas para as primeiras sessões e os eventos coordenados com a estreia do filme.

Muitas das primeiras sessões tiveram lotação esgotada antes da estreia.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Magia de "Harry Potter" se mostra poderosa nas bilheterias - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade