Topo

Google lança nova rede social para competir com Facebook

28/06/2011 20h45

Por Alexei Oreskovic

SÃO FRANCISCO (Reuters) - O Google apresentou na terça-feira seu mais ousado passo para competir com o Facebook no crescente mercado de redes sociais e manter a liderança na Internet.

A companhia, que passou por uma série de tentativas fracassadas de se lançar no mercado de redes sociais, anunciou seu projeto chamado Google+. Este é o primeiro grande anúncio neste segmento desde que o cofundador da empresa, Larry Page, assumiu como presidente-executivo em abril.

Page fez das redes sociais uma prioridade máxima do maior mecanismo de buscas na Internet, já que sua posição como principal provedor de informações pode estar comprometida, à medida que as pessoas passam mais tempo em sites como Facebook e Twitter.

"Eles tinham o luxo de fazer erros no passado com iniciativas sociais. Eles realmente não têm o luxo agora", disse Ray Valdes, analista da empresa de pesquisa Gartner, referindo-se ao Google.

O Google+, que está agora disponível para testes, é estruturado de forma notoriamente semelhante ao Facebook, com fotos de perfis e murais de notícias como itens principais.

Contudo, os amigos e contatos dos usuários estão agrupados em círculos muito específicos escolhidos por eles, ao invés da típica lista do Facebook.

Mas convencer consumidores a utilizar outra rede social não será nada fácil, disse Rory Maher, analista da Hudson Square Research.

"Eles terão desvantagem por conta dos efeitos que o Facebook tem na rede", disse, citando os 700 milhões de usuários do Facebook, segundo estimativas de empresas de pesquisas na Internet.