Topo

Propriedade de chefe de propaganda nazista será leiloada

23/06/2011 12h21

BERLIM, 23 de junho (Reuters Life!) - A antiga propriedade do chefe de propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels, que fica próxima a um lago, será leiloada.

A oferta pela propriedade de 6.440 metros quadrados localizada na parte oeste da capital, em uma ilha cuja região é bastante arborizada, foi aberta nesta semana e irá durar dois meses, afirmou a empresa de negócios imobiliários responsável pelo leilão na quarta-feira.

"O mercado irá determinar seu preço", disse a porta-voz Irina Daehne, da Liegenschaftsfonds, acrescentando que não há uma oferta mínima para o processo.

A residência de Goebbels foi demolida após a Segunda Guerra Mundial e a propriedade passou a pertencer à cidade de Berlim.

Nos anos de 1950, um rancho de 710 metros quadrados foi construído no local e alugado mais tarde pelo Aspen Institute, um centro de estudos norte-americano.

Mas a empresa de negócios imobiliários à cargo da venda para a cidade afirmou que ela se reserva o direito de rejeitar compradores inapropriados como neonazistas atraídos pela ligação com Goebbels.

"Essa não é nossa primeira propriedade com uma carga histórica problemática", disse Daehne.

Outra ex-propriedade de Goebbels próxima a Berlim --uma vila de 30 quartos descrita pela mídia alemã como seu "ninho do amor"-- será comercializada como parte de uma venda imobiliária de maior porte.

(Reportagem de Eric Kelsey)