Topo

Morre mineira de 114 anos que era pessoa mais velha do mundo

21/06/2011 12h51

SÃO PAULO (Reuters) - Maria Gomes Valentin, mineira que foi declarada a pessoa mais velha do mundo pelo Guinness World Records em maio, morreu na madrugada desta terça-feira, aos 114 anos de idade, informou o hospital em Carangola (MG) onde ela estava internada.

A brasileira, conhecida carinhosamente como "Vó Quita", recebeu o título de cidadã mais velha do mundo em 18 de maio, depois que seus documentos foram confirmados pelo Guinness, superando o recorde anterior da norte-americana Besse Cooper.

Ela foi internada na tarde de domingo, com quadro de pneumonia grave e consequente insuficiência respiratória aguda, segundo a Casa de Caridade de Carangola.

"Apesar da imediata utilização de todos os recursos preconizados à abordagem da patologia, evoluiu com falência orgânica múltipla e veio a falecer na madrugada do dia 21/06/2011, às 04h15", informou o hospital em comunicado.

Maria Gomes Valentim nasceu em 9 de julho de 1896 em Carangola, onde morou por toda a vida. Casou-se com João Valentim em 1913 e ficou viúva em 1946. Tiveram um filho, quatro netos, sete bisnetos e cinco trinetos, segundo o Guinness.

Ela atribuía sua longevidade a uma alimentação saudável, que incluía pão, café e frutas pela manhã e às vezes leite com linhaça. Com bastante força nas suas mãos, ela ainda conseguia comer sozinha e de vez em quando gostava de tomar vinho, segundo o Guinness.

Na época em que o título foi concedido à "Vó Quita", a brasileira era 48 dias mais velha que a antiga dona da marca de pessoa mais velha do mundo, a norte-americana Besse Cooper, de Monroe, Georgia.

Maria Gomes Valentim ia completar 115 anos no próximo mês.

(Por Yukari Sekine)