Topo

Stradivarius alcança recorde de US$ 16 mi em leilão beneficente

20/06/2011 21h52

LONDRES (Reuters Life!) - Um raro violino Stradivarius que pertenceu à neta do poeta inglês Lord Byron foi vendido pelo valor recorde de 9,8 milhões de libras (15,9 milhões de dólares) num leilão beneficente realizado na segunda-feira para ajudar vítimas das tragédias japonesas.

O violino 1721 foi adquirido por um comprador anônimo, por cerca de quatro vezes o recorde anterior para um violino Stradivarius, segundo a Tarisio, site especializado em leilões de instrumentos finos.

O dinheiro será destinado ao Fundo de Auxílio para as Vítimas do Terremoto e Tsunami do Nordeste do Japão, da Fundação Nippon.

O violino conhecido com "Lady Blunt" foi doado pela Fundação Musical Nippon, que possui alguns dos melhores instrumentos Stradivarius e Guarneri.

"Embora este violino fosse muito importante para a nossa coleção, as necessidades dos nossos compatriotas japoneses após a tragédia de 11 de março provam que todos nós precisamos ajudar, da maneira como pudermos", disse a presidente da fundação, Kazuko Shiomi, em nota.

O violino havia sido vendido publicamente pela última vez em 1971, na Sotheby's, quando alcançou 84 mil libras, um recorde para a época.

(Reportagem de Mike Collett-White)