Topo

Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth, fará 90 anos

09/06/2011 13h23

LONDRES (Reuters Life!) - O príncipe Philip, famoso por seu jeito brusco de falar e suas gafes, completará 90 anos na sexta-feira e passará o dia como fez na maior parte da vida: participando de cerimônias oficiais, em seu papel de marido da rainha Elizabeth.

Filho do exilado príncipe Andrew, da Grécia, Philip se casou com Elizabeth em 1947 e agora é o mais antigo príncipe consorte e o mais velho esposo de um monarca no poder na história britânica.

Apesar de ser um par quase constante da rainha, em seu longo reinado, Philip raramente procurou atrair os holofotes para si.

Seu aniversário manterá esse estilo discreto. Ele fará uma recepção para marcar o centenário de uma entidade beneficente para surdos e, à noite, será o anfitrião de uma conferência para antigos militares britânicos, seguida de um jantar.

"Para ele é um dia normal de trabalho. Não há celebração em si", disse sua porta-voz.

O único evento formal para marcar o aniversário será realizado no domingo, quando haverá um serviço religioso especial na capela de St. George, no castelo de Windsor, uma das residências da rainha, no oeste de Londres. A maioria dos parentes tomará parte.

Philip é o mais velho tataraneto da rainha britânica Vitória. Ao nascer, na ilha grega de Corfu, em 1921, recebeu o título de príncipe da Grécia e da Dinamarca.

Sua família foi forçada a partir para o exílio quando ele tinha 18 meses. Foi ainda criança para a Inglaterra, onde se naturalizou como cidadão britânico.

Philip serviu na Marinha Real durante a 2a Guerra Mundial, tomando parte nos desembarques aliado na Sicília, Itália, e estava na baía de Tóquio quando os japoneses se renderam, em 1945.

Ele conheceu Elizabeth quando ela tinha 13 anos e visitou o colégio naval onde ele era um cadete. Depois da guerra, ficaram noivos e ele recebeu o título de duque de Edimburgo. (Por Michael Holden)