Topo

Pesquisa global aponta americanos como mais engraçados do mundo

07/06/2011 15h38

LONDRES (Reuters Life!) - Os alemães foram apontados como "a nacionalidade menos engraçada" do mundo em uma pesquisa global, que aponta os norte-americanos como os mais engraçados no planeta e os espanhóis como os mais divertidos da Europa, à frente de italianos e franceses.

A rede social e site de namoro Badoo.com pediu a 30 mil pessoas em 15 países que citassem a nacionalidade "mais engraçada", ou "a que mais consegue fazer as pessoas rir", e a "menos engraçada".

Os norte-americanos ficaram com o prêmio de mais divertidos, seguidos pelos espanhóis, em segundo lugar, e os italianos, em terceiro.

A escolha da nacionalidade "menos engraçada" confirmou a opinião do escritor dos EUA Mark Twain, segundo o qual "uma piada alemã não é um assunto risível".

Os alemães venceram com folga, à frente dos russos e turcos.

Mas os britânicos -- cujos programas "The Office" e do Monty Python viraram pilares do humor em língua inglesa -- descobriram com a pesquisa do Badoo que não são tão hilários quanto imaginam. Eles ficaram em sétimo lugar em um total de 15 nacionalidades, perdendo para os brasileiros, franceses e mexicanos.

Os britânicos foram mais bem colocados, contudo, quando o Badoo fez a pergunta oposta: qual nacionalidade você acha menos engraçada? Desta vez os britânicos figuraram em quarto lugar, logo após os turcos.

"Infelizmente, não achamos muito engraçado alguns dos resultados", disse o diretor de marketing do Badoo, Lloyd Price -- que é britânico.

Os norte-americanos lideraram a pesquisa, sendo a nacionalidade que ofereceu ao mundo sitcoms como "Friends", "The Simpsons", "Frasier", "Seinfeld" e inúmeros grandes nomes do humor, desde os Irmãos Marx até Woody Allen, Steve Martin, Larry David, Ben Stiller ou, mais recentemente, Tina Fey.

(Reportagem de Paul Casciato)