Topo

Vestido de noiva de Kate será exposto no Palácio de Buckingham

06/06/2011 12h52

LONDRES, 6 de junho (Reuters Life!) - O vestido de noiva de Kate Middleton foi o segredo mais bem guardado da moda. Agora, um dos trajes mais comentados da década será exposto ao público no Palácio de Buckingham, a partir deste verão britânico.

Responsáveis pela Coleção Real disseram que o vestido deslumbrante criado por Sarah Burton para a grife Alexander McQueen será exposto no período anual de abertura do palácio ao público, entre 23 de julho e 3 de outubro.

O vestido tem cauda de 2,7 metros, apliques de renda feitos à mão cobrindo um corpete e saia cor de marfim e é feito de seda e cetim.

O formato da saia, com arcos e pregas, foi inspirado no desenho de uma flor desabrochando, e o corpete de cetim, estreitado na cintura, é inspirado no estilo vitoriano, uma marca registrada dos trabalhos da McQueen.

A identidade da estilista e os detalhes do vestido foram mantidos em segredo durante todo o período que antecedeu o casamento de Kate com o príncipe William.

Uma tenda especial foi erguida diante da entrada do hotel em que Middleton estava hospedada em Londres para impedir que qualquer pessoa visse o vestido antes de ela descer do carro diante da abadia de Westminster, em 29 de abril.

Farão parte da exposição também os sapatos que Kate Middleton - agora a duquesa da Cornualha - usou no casamento, feitos à mão pela McQueen, os brincos de diamante e um véu de tule de seda cor marfim, de Robinson Pelham, e a tiara "auréola" da Cartier que a noiva usou, emprestado da rainha Elizabeth.

O bolo de casamento de William e Kate, feito em várias camadas e criado pela boleira Fiona Cairns, também será exposto no Salão de Jantar de Estado. O bolo tradicional de frutas foi feito à mão, usando ingredientes britânicos, e decorado com flores de açúcar.

(Reportagem de Stefano Ambrogi)