Astros do Met Opera cancelam tour no Japão por temor de radiação
NOVA YORK (Reuters) - Dois dos cantores principais do Metropolitan Opera que deveriam apresentar-se no Japão esta semana desistiram devido a preocupações com a radiação, anunciou a companhia de ópera de Nova York.
A soprano Anna Netrebko, nascida na Rússia, e o tenor Joseph Calleja cancelaram sua participação em apresentações em Nagoya e Tóquio, devido a receios do vazamento de radiação de uma usina nuclear situada a 150 quilômetros de Tóquio, provocado pelo terremoto e o tsunami de março.
Cerca de 350 integrantes da companhia chegaram ao Japão na segunda-feira para apresentações das óperas "La Boheme", "Don Carlo" e "Lucia di Lammermoor", que começam no sábado e continuam até 19 de junho.
"Os cancelamentos de último minuto da soprano Anna Netrebko e do tenor Joseph Calleja, ambos citando receios de radiação pós-terremoto, obrigaram o Met a esforçar-se no fim de semana para encontrar cantores que os substituam", disse o comunicado divulgado na terça-feira pelo Met Opera.
Até a semana passada, Netrebko, 39, e Calleja, tenor natural de Malta que já cantou em teatros de ópera de todo o mundo, pretendiam apresentar-se no Japão, conforme o previsto, disse o Met. Mas Netrebko mudou de ideia devido ao peso emocional de já ter passado pela tragédia de Chernobyl.
Engenheiros no Japão vêm lutando para fechar os vazamentos de radiação e controlar a usina nuclear de Fukushima Daiichi, mais de dois meses após o terremoto de 9,0 graus e tsunami que devastaram um trecho do litoral do Japão.
(Reportagem de Christine Kearney)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.