Entretenimento

Academia Real Inglesa dá título honorário a artista chinês detido

Andy Rain/Efe
Ai Weiwei segura sementes da obra "Sunflower Seeds"; o artista está detido desde o início de abril Imagem: Andy Rain/Efe

01/06/2011 19h50

LONDRES (Reuters Life!) - A Academia Real Inglesa fez do detido artista chinês Ai Weiwei um membro honorário junto ao pintor dinamarquês Per Kirkeby, disse a prestigiada instituição de arte na quarta-feira.

O título de acadêmico honorário vai para artistas que não moram no Reino Unido, mas eles não tomam decisões sobre o futuro da Academia Real. Os 80 acadêmicos regulares, que são todos artistas atuantes, votam em dois novos membros honorários a cada ano.

A Academia Real classificou Ai, preso na China desde que foi capturado no aeroporto internacional de Pequim em 3 de abril, como "uma das figuras culturais mais significativas da sua geração na China e internacionalmente."

A instituição não fez nenhuma menção à prisão de Ai, que gerou reação internacional no mundo das artes e fora dele. Defensores do artista dizem que ele é vítima de um ataque contra dissidentes, enquanto as autoridades chinesas alegam que ele é suspeito de "crimes econômicos."

O artista de 54 anos é muito popular no Reino Unido, especialmente depois da sua mostra na galeria Tate Modern, em Londres, chamada "Sementes de Girassol", na qual ele cobriu o chão da cavernosa Turbine Hall com milhões de replicas de sementes feitas à mão em porcelana. (Reportagem de Mike Collett-White)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo