Entretenimento

Oprah Winfrey se despede de programa com simplicidade e gratidão

25/05/2011 17h30

Por Matthew Lewis

CHICAGO (Reuters) - Não houve convidados, nem presentes, nem transformações de espectadoras.

Oprah Winfrey iniciou seu último episódio do "The Oprah Winfrey Show" dizendo à plateia presente no estúdio que o programa seria algo simples, sem celebridades, e que teria como foco o que o público significou para ela ao longo dos anos.

"Vocês e este programa têm sido o grande amor de minha vida", disse Winfrey, às lágrimas, no "The Oprah Winfrey Finale", gravado diante de uma plateia de 400 pessoas na tarde da terça-feira e exibido na manhã da quarta.

"Neste último programa eu quero dizer 'obrigada'", disse a apresentadora. "É minha carta de amor a vocês."

Trajando um vestido cor-de-rosa simples, Winfrey foi ovacionada em pé quando subiu ao palco e mostrou clipes de algumas das primeiras transmissões de seu programa, ao mesmo tempo em que compartilhou suas lições de vida com os espectadores.

"Obrigada, América. Não há palavras que estejam à altura deste momento."

Oprah Winfrey tem 57 anos e foi pioneira da televisão confessional, promovendo a discussão de temas antes vistos como tabus, incluindo o incesto, estupro, abuso sexual e depressão.

Seu programa, "The Oprah Winfrey Show", tornou-se também um lugar privilegiado para celebridades e políticos divulgarem novos empreendimentos e pedirem desculpas públicas por seus deslizes.

O Oprah Book Club, clube do livro de Oprah lançado há 15 anos, promoveu 65 títulos e tem quase 2 milhões de membros. Em um programa memorável em 2004, Winfrey deu um carro novo a todas as 276 pessoas da plateia.

Em novembro de 2009 a apresentadora anunciou que encerraria seu talk show popular, depois de 25 anos no ar. A previsão é que ela passe os próximos anos focada sobre seu próprio canal de TV a cabo, o OWN (Oprah Winfrey Network), que foi lançado em janeiro deste ano.

Contrastando com o glamuroso "show espetacular de surpresa" que foi ao ar na segunda e terça-feira, gravado em uma arena de basquete e tendo Beyonce, Madonna e Tom Hanks entre os convidados, a transmissão final do show foi uma recapitulação humilde dos valores em que Winfrey acredita.

Em dado momento a apresentadora apresentou sua professora da quarta série, Mrs. Duncan, que estava na plateia, elogiando-a como uma "libertadora" de sua infância, que a fez sentir-se valorizada.

Winfrey exortou os espectadores a encontrarem sua vocação, a fazerem do mundo um lugar melhor e a assumirem controle de suas vidas. Disse que uma das homenagens que ela mais preza foi uma carta que recebeu de uma espectadora que disse "Oprah, assistir a você sendo você mesma me faz sentir mais vontade de ser eu mesma."

Perto do final do programa de uma hora, Winfrey falou de suas origens na zona rural do Mississippi.

"Não é coincidência que uma garotinha solitária que não sentia receber muito amor, apesar de meus pais e avós terem feito o melhor que podiam... Não é coincidência que eu cresci sentindo a bondade, o afeto, a confiança e a validação genuínas de milhões de vocês, em todo o mundo."

"Com vocês, cujos nomes nunca vou saber, eu aprendi o que é o amor. Vocês e este programa têm sido o grande amor de minha vida."

Oprah não deu indícios de quais são seus planos, mas incentivou os espectadores a continuarem em contato com ela através de seu endereço de e-mail, oprah@oprah.com .

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo