Topo

Entrevistas inéditas de Jackie Kennedy irão ao ar na TV dos EUA

John e Jacqueline Kennedy em Georgetown, EUA, em 1954  - Orlando Suero / AP
John e Jacqueline Kennedy em Georgetown, EUA, em 1954 Imagem: Orlando Suero / AP

Christine Kearney

De Nova York

25/05/2011 21h46

Uma série de gravações em áudio inéditas de entrevistas com Jacqueline Kennedy na década de 1960 falando sobre a sua vida com o marido, o ex-presidente dos EUA John F. Kennedy, serão transmitidas pela televisão dos Estados Unidos, informou a ABC nesta quarta-feira (25).

Em 1964, a ex-primeira-dama concedeu sete entrevistas em um total de oito horas e meia para o falecido historiador Arthur M. Schlesinger Jr. que foram guardadas, mas nunca divulgadas, disse a ABC. Elas agora serão transmitidas em vários programas de televisão e rádio da ABC, com início em setembro.

"A minha mãe levou muito a sério a obrigação de preservar e documentar a história da administração do meu pai --e essas entrevistas são o resultado disso", disse a filha dos Kennedys Caroline, que está divulgando as fitas ao mesmo tempo em que escreve o prefácio de um livro baseado nas entrevistas.

A ABC disse que as conversas com Schlesinger "refletem a evoluída noção da Sra. Kennedy sobre si mesma e sobre o seu papel como primeira-dama enquanto ela fala sobre a sua família e vida de casada na Casa Branca".

São abordados os principais acontecimentos da época, como as primeiras campanhas políticas, a crise dos mísseis em Cuba e os últimos dias de John F. Kennedy na Casa Branca.

Jacqueline Kennedy, considerada uma das mais belas e elegantes mulheres do mundo, casou-se novamente com o magnata grego Aristotle Onassis depois do assassinato de seu marido em 1963. Ela morreu de câncer em 1994.

A editora Hyperion vai lançar as fitas em conjunto com o livro, "Jacqueline Kennedy: Historic Conversations on Life with John F. Kennedy", que inclui o prefácio de Caroline Kennedy.

Caroline Kennedy também será entrevistada por Diane Sawyer em um especial da ABC News em setembro.