Topo

Lady Gaga supera Oprah na lista da Forbes de celebridades

18/05/2011 19h26

NOVA YORK (Reuters) - A bombástica cantora pop Lady Gaga passou à frente da magnata da mídia norte-americana Oprah Winfrey e assumiu a liderança da lista deste ano das celebridades mais poderosas do mundo, lançada pela revista Forbes nesta quarta-feira.

Gaga, cujo nome real é Stefani Germanotta, subiu quatro posições em relação ao ano passado, encabeçando a edição 2011 da lista anual "The Celebrity 100" da Forbes, que mede o poder das celebridades por seus ganhos relacionados ao entretenimento, sua visibilidade na mídia e sua popularidade na mídia social.

A Forbes classificou a cantora e compositora de Nova York em primeiro lugar, estimando seus ganhos nos últimos 12 meses em 90 milhões de dólares e notando também seus 32 milhões de fãs no Facebook e 10 milhões de seguidores no Twitter.

"Lady Gaga ultrapassou Oprah Winfrey este ano devido a seu poder nas mídias sociais. Ela sabe usar o Facebook e o Twitter para levar os 'monstrinhos' a um frenesi que gera vendas de discos e atenção da mídia. Ela é o melhor exemplo de como as celebridades terão que administrar suas carreiras nos próximos anos," disse a editora da Forbes, Dorothy Pomerantz.

Winfrey, que na próxima semana vai encerrar seu programa de TV "The Oprah Winfrey Show", depois de 25 anos no ar, caiu da primeira posição no ano passado para a segunda, com ganhos estimados em 290 milhões de dólares.

O popstar canadense Justin Bieber, o mais jovem a já figurar na lista, estreou nela na terceira posição depois de faturar 53 milhões de dólares em shows e vendas de seu filme e o documentário "Never Say Never".

O quarto lugar foi do U2, com lucros de 195 milhões de dólares, e de Elton John, que ganhou 100 milhões.

Completaram os Top 10 de 2011 o jogador de golfe Tiger Woods (ganhos de 75 milhões de dólares), a cantora country Taylor Swift, a banda de rock Bon Jovi, o produtor musical britânico e jurado do "The X Factor" Simon Cowell e o jogador de basquete LeBron James.

Outros nomes novos na lista incluem a cantora Katy Perry (12o lugar), o diretor e produtor britânico Christopher Nolan (47o) e a atriz Natalie Portman (75o).

Quem mais avançou na lista em relação à do ano passado foi Leonardo DiCaprio, que saltou 56 posições para tornar-se o 71o no ranking.

Britney Spears, que não fez turnê em 2010, e Daniel Radcliffe, o astro de "Harry Potter", não entraram na lista deste ano. A lista inclui atores de cinema e televisão, personalidades de TV, modelos, atletas, escritores e músicos.

Donald Trump, que esta semana anunciou que não será candidato republicano à presidência dos EUA em 2012, beneficiou-se da atenção maior da mídia ao entrar nos Top 20 da lista, na 17a posição.

A lista completa pode ser vista no endereço www.forbes.com/celebs.

(Reportagem de Christine Kearney)