Topo

Filme de Angelina Jolie sobre Bósnia estreia em dezembro nos EUA

16/05/2011 19h48

LOS ANGELES (Reuters) - O primeiro trabalho como diretora de Angelina Jolie, um controverso filme durante a guerra da Bósnia, já tem um nome e uma data de estreia.

"In the Land of Blood and Honey" estreará nos Estados Unidos em 23 de dezembro, disseram os produtores em comunicado na segunda-feira, ainda a tempo de ser considerado para concorrer ao Oscar.

"O filme é específico sobre a guerra da Bósnia, mas também é universal", disse Jolie em comunicado. "Quis contar uma história de como as relações e os comportamentos humanos são profundamente afetados quando se vive dentro de uma guerra."

Jolie, que também escreveu o roteiro, descreveu no ano passado o filme como uma história de amor entre um homem sérvio e uma mulher bósnia na véspera do conflito de 1992 a 1995 nos Bálcãs, no qual 100 mil pessoas morreram.

Mas o filme causou controvérsia na Bósnia com algumas mulheres vítimas de violência sexual, que se mostraram contrárias a alguns detalhes da trama, e com autoridades bósnias, que cancelaram a permissão de filmagem.

Como resultado, algumas cenas previstas para serem rodadas em Sarajevo foram feitas em Budapeste, na Hungria.

Jolie pediu ao povo da Bósnia que não julgue o filme antes de assistir à versão completa.

"In the Land of Blood and Honey" tem elenco local e foi rodado em inglês e servo-croata.

(Reportagem de Jill Serjeant)