Topo

Primeiro autorretrato de Andy Warhol é vendido por US$38 milhões

12/05/2011 13h50

Por Chris Michaud

NOVA YORK (Reuters) - O primeiro autorretrato de Andy Warhol injetou a energia que estava faltando aos leilões de arte da primavera norte-americana e foi arrematado por 38,44 milhões de dólares no leilão da casa Christie's de arte do pós-guerra e contemporânea.

O leilão de quarta-feira rendeu um total de 301,68 milhões de dólares, superando a estimativa prévia mais alta, e marcou recordes de preços de vários artistas. Apenas três das 65 obras oferecidas não foram vendidas, garantindo um índice extraordinariamente alto de 95 por cento de trabalhos vendidos.

O total obtido foi o mais alto para a Christie's desde maio de 2008, logo antes de a crise financeira ter provocado uma queda forte nos preços.

O leilão foi dominado por oito trabalhos de Warhol que renderam um total de 91 milhões de dólares.

Mas a atração principal foi mesmo "Self-Portrait" (Autorretrato), um silk-screen de acrílico em quatro painéis, de 1963-64, feito em tonalidades de azul e mostrando o artista pop trajando trench coat e óculos de sol.

A obra foi vendida pela família da colecionadora Florence Barron, de Detroit, que a encomendou de Warhol há quase meio século por 1.600 dólares, valor que pagou ao artista em prestações.

O preço de 38,44 milhões de dólares foi o mais alto já pago por um retrato de Warhol.

Outros destaques do leilão incluíram uma obra sem título de Mark Rothko, criada em 1961 e arrematada por 33,7 milhões de dólares, muito acima da estimativa prévia mais alta, 22 milhões de dólares, e um autorretrato de Warhol de 1986, um de seus últimos, vendido por 27,5 milhões de dólares, não chegando ao preço estimado mais baixo, que tinha sido 30 milhões de dólares.