Topo

Woody Allen e estrelas de Hollywood animam Cannes

11/05/2011 11h19

Por Mike Collett-White e Nick Vinocur

CANNES, França (Reuters) - Os pesos-pesados de Hollywood Robert De Niro e Jude Law animaram a riviera francesa nesta quarta-feira no primeiro dia do festival de Cannes, que começa com o filme de Woody Allen "Meia-noite em Paris."

A maior mostra de cinema do mundo, que termina no dia 22 de maio, apresenta uma impressionante lista de estrelas de cinema, "autores" venerados e diretores recém-chegados, o que aumenta as expectativas nos mais de 4 mil jornalistas no glamoroso resort.

Luxuosos iates estão ancorados no porto ao redor do gigantesco complexo de cinema e os hotéis cinco estrelas estão quase lotados com os ricos e famosos enquanto a organização do festival de Cannes espera que a edição de 2011 faça jus às expectativas.

"O que é excitante neste ano é o confronto entre o talento estabelecido e as jovens descobertas. E este é, talvez, o ponto central da missão de Cannes," disse o diretor-geral do evento, Thierry Fremaux, para a Reuters.

A comédia romântica de Allen tem Owen Wilson e Marion Cotillard nos papéis principais, mas conta também com a primeira-dama da França, Carla Bruni. Na terça-feira, Bruni anunciou que cancelou a sua visita à Cannes por "razões pessoais," o que alimentou os rumores de que ela estaria grávida.

De qualquer maneira, Angelina Jolie, Brad Pitt, Sean Penn, Penelope Cruz, De Niro, Mel Gibson e Johnny Depp devem passar sobre o tapete vermelho, o que garante o interesse da imprensa e de multidões de fãs.

Os blockbusters "Kung Fu Panda 2," estrelado por Jolie, e "Piratas do Caribe: Navegando em águas misteriosas" com Depp e Cruz serão lançados em Cannes. Isso marca o retorno dos grandes estúdios com vigor ao evento depois de evitar a custosa viagem à França nos últimos anos por conta da crise financeira.

De Niro está à frente do júri neste ano, que também inclui Uma Thurman e Law. Reforçando o poder de atração do festival, fortes rumores dão conta que a diva pop Lady Gaga vai fazer uma apresentação "surpresa" hoje.

Os queridinhos do festival europeu também têm forte presença -- Pedro Almodovar, Nanni Moretti, os irmãos Dardenne, Aki Kaurismaki e Lars Von Trier competem pela invejada Palma de Ouro de melhor filme.

Assim como o veterano norte-americano Terrence Malick, que está de volta aos holofotes com o seu quinto filme, "A Árvore da Vida", em que Pitt e Penn estrelam uma saga familiar no meio-oeste norte-americano durante a década de 1950.