Topo

Supermodelos estão ganhando mais que nunca

06/05/2011 19h46

NOVA YORK (Reuters) - O desemprego dos Estados Unidos pode ainda estar perto de 10 por cento, mas não se preocupe com as supermodelos.

As dez modelos mais bem pagas ganharam, coletivamente, 112 milhões de dólares no ano passado, um aumento de 30 por cento em comparação ao ano anterior, graças em parte à volta aos consumidores ao setor de luxo, de acordo com a Forbes.com.

Mas a maior parte do aumento foi para os três grandes do mundo da moda, Gisele Bundchen, Heidi Klum e Kate Moss, que se tornaram magnatas, ou se transformaram em ícones pop, ou ambos.

Bundchen, que arrecadou 45 milhões de dólares, ou quase o dobro do ano anterior, é "em si mesma, uma classe", disse Edward Razek, diretor de marketing da Limited Brands, que trabalhou com ela durante sua passagem pela sua carreira na Victoria's Secret, em entrevista à Forbes.

"Ela é um ícone internacional que também pode vender produtos como xampu e alta-costura", disse Razek.

A supermodelo brasileira foi até citada o mês passado no relatório de lucros do terceiro trimestre da Procter & Gamble, devido a um aumento de 40 por cento nas vendas da América Latina do xampu Pantene, depois que Bundchen fez o comercial, de acordo com a Forbes.com.

A alta do real frente ao dólar também ajudou.

Klum somou 20 milhões a seu império, continuando sua evolução de modelo a empresária, com uma linha de moda e um programa infantil adicionado à sua temporada de sucesso com o reality show "Project Runway."

Moss lucrou 13,5 milhões de dólares no ano passado, trabalhando como modelo e designer, incluindo um negócio lucrativo com a grife design britânica TopShop.

Apesar da prosperidade da elite da moda, é uma história diferente nas trincheiras, disse a Forbes.

Para as modelos novatas, os salários diminuíram em comparação aos tempos pré-recessão.

"As pessoas ficaram muito realistas com os valores que pagam a modelos", disse Razek. "Houve um ajuste substancial dos cachês, talvez não para Gisele, mas para a modelo comum, e a maioria das pessoas acha que o mundo não acabou por isso."

A grife de lingerie Victoria's Secret parece ser um celeiro de modelos, com a sul-africana Candice Swanepoel estreando na lista das dez mais, com 3 milhões de dólares em ganhos.

Outras veteranas da Victoria's Secret na lista são Adriana Lima (8 milhões de dólares) e Alessandra Ambrósio (5 milhões de dólares).

A lista completa pode ser encontrada em http://www.forbes.com/2011/05/05/top-earning-models.html

(Reportagem de Chris Michaud)